sábado, 27 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 44

Neste capítulo, André Luiz e Vicente são chamados por Aniceto para ajudar os irmãos sofredores trazidos para a reunião espírita. André se aproxima de uma irmã que ainda não recuperara a visão depois do desencarne e lhe aplica um passe. Como resultado do tratamento magnético, ela volta a enxergar. Maravilhada, a irmã elogia a bondade de André que fica deslumbrado com a cura. Notando o que estava acontecendo, Aniceto chama a atenção de André.
"André, a excessiva contemplação dos resultados pode prejudicar o trabalhador. Em ocasiões como esta, a vaidade costuma acordar dentro de nós, fazendo-nos esquecer o Senhor. Não olvides que todo o bem procede dEle, que é a luz de nossos corações. Somos seus instrumentos nas tarefas de amor. O servo fiel não é aquele que se inquieta pelos resultados, nem o que permanece enlevado na contemplação deles, mas justamente o que cumpre a vontade divina do Senhor e passa adiante."
Terminada a tarefa, André e Vicente observam para Aniceto que poucos irmãos apresentaram melhoras. O mentor lhes diz para não dar importância ao fato.
"As atividades de assistência se processam conforme observam aqui. Alguns se sentem curados, outros acusam melhoras, e a maioria parece continuar impermeável ao serviço de auxílio. O que nos deve interessar, todavia, é a semeadura do bem. A germinação, o desenvolvimento, a flor e o fruto pertencem ao Senhor."
Vicente faz um comentário sobre a grande quantidade de entidades pertubadoras que existem nas diversas esferas espirituais visitadas. De forma clara e direta, Aniceto diagnostica a causa.
"Devemos esmagadora percentagem desses padecimentos à falta de educação religiosa. Não me refiro, porém, àquela que vem do sacerdócio ou que parte da boca de uma criatura para os ouvidos de outra. Refiro-me à educação religiosa, íntima e profunda, que o homem nega sistematicamente a si mesmo."
Infelizmente, a falta de educação religiosa também pode ser encontrada dentro do movimento espírita. Muitas pessoas são espíritas apenas 2 horas por semana: tempo suficiente para assistir uma palestra e tomar o passe. Nunca há tempo para o estudo em grupo e nem para ajudar as atividades desenvolvidas dentro da casa espírita. Fazem o que consideram a "obrigação" semanal e vão embora.

Sabemos que nada levamos deste mundo, além de nós mesmos. Portanto, o estudo e o trabalho no bem são os nossos passaportes para o reino de Jesus.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário