segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 14

Neste capítulo André Luiz e Vicente são informados que vão acompanhar Aniceto em viagem de ajuda a irmãos na crosta terrestre.
"Amanhã, pela madrugada, você e Vicente apareçam no Gabinete de Auxílio Magnético às Percepções, que fica junto ao Centro de Mensageiros. Darei as providências para que vocês alcancem o necessário melhoramento da visão. Peço-lhes, todavia, receberem semelhante auxílio em prece. Roguem a Deus lhes permita a dilatação do poder visual. Compenetrem-se da grandeza desse dom sublime. E, sobretudo, enviem à Majestade Eterna um pensamento de consagração ao seu amor e aos seus serviços divinos. Não desejo induzi-los a atividades de fanatismo sem consciência. Não podemos abusar da oração aqui, segundo antigas viciações do sentimento terrestre. No círculo carnal, costumamos utiliza-la em obediência a delituosos caprichos, suplicando facilidades que surgiriam em detrimento de nossa própria iluminação. Aqui, todavia, André, a oração é compromisso da criatura para com Deus, compromisso de testemunhos, esforço e dedicação aos superiores desígnios. Toda prece, entre nós, deve significar, acima de tudo, fidelidade do coração. Quem ora, em nossa condição espiritual, sintoniza a mente com as esferas mais altas e novas luzes lhe abrilhantam os caminhos."
É interessanteo o alerta de Aniceto: não se deve abusar da oração em Nosso Lar. Fiquei refletindo sobre isto e tentando entender. Espíritos como Emmanuel sempre nos alertaram para a importância de orar. André Luiz em diversos livros nos mostra, através de exemplos, a força da oração sincera. Então, por que Aniceto aconselha André a ser econômico em seu uso?

É preciso lembrar que entre os círculos da carne e as esferas superiores existem várias regiões inferiores. Portanto, para que a oração de um encarnado alcance os anjos de Deus, ela precisa ser sincera e cheia de confiança nos desígnios divinos. Por outro lado, a comunicação entre Nosso Lar e as esferas superiores é mais fácil, pois não encontra tantos obstáculos. O que Aniceto pede é que não se abuse da facilidade de comunicação com as esferas superiores.

Para surpresa de André, Aniceto lhe informa que na viagem para a crosta terrestre, eles irão usar o caminho mais difícil e não o que ele está costumado a usar quando visita a sua família na Terra.
"As regiões inferiores, entre “Nosso Lar” e os círculos da carne, são tão grandes que exigem uma estrada ampla e bem cuidada, requerendo também conservação, como as importantes rotas terrestres. Por lá, obstáculos físicos; por cá, obstáculos espirituais. As vias de comunicação normais destinam-se a intercâmbio indispensável. Os que se encontram nas tarefas da nossa rotina sagrada precisam livre trânsito e os que se dirigem da esfera superior à reencarnação devem seguir com a harmonia possível, sem contato direto com as expressões dos círculos mais baixos. A absorção de elementos inferiores determinaria sérios desequilíbrios no renascimento deles. Há que evitar semelhantes distúrbios. Nós, porém, seguimos numa expedição de aprendizado e experiência. Não devemos, por isso, preferir os caminhos mais fáceis."
Neste texto, Aniceto fala dos caminhos que existem entre as esferas espirituais da Terra: nos caminhos mais fáceis de pecorrer, não se vislumbram as regiões inferiores; nos caminhos mais difíceis, é possível ver e serem vistos pelos irmãos infelizes.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário