sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 19

Neste capítulo, Alfredo convida Aniceto, André Luiz e Vicente para participarem dos trabalhos da prece no Posto de Socorro. Ele então solicita à esposa que sejam chamados técnicos do sopro para ajudar os doentes em estado mais grave. Diante da surpresa de André e Vicente, ele explica que esta técnica de cura tanto pode ser aplica por encarnados como por desencarnado.
"Como o passe, que pode ser movimentado pelo maior número de pessoas, com benefícios apreciáveis, também o sopro curativo poderia ser utilizado pela maioria das criaturas, com vantagens prodigiosas. Entretanto, precisamos acrescentar que, em qualquer tempo e situação, o esforço individual é imprescindível. Toda realização nobre requer apoio sério. O bem divino, para manifestar-se em ação, exige a boa vontade humana. Nossos técnicos do assunto não se formaram de pronto. Exercitaram-se longamente, adquiriram experiências ao preço alto. Em tudo há uma ciência de começar. São servidores respeitáveis pelas realizações que atingiram, ganham remunerações de vulto e gozam enorme acatamento, mas, para isso, precisam conservar a pureza da boca e a santidade das intenções."
Alfredo completa então a explicação sobre esta técnica falando do que é preciso para aplicá-la de forma adequada.
"Nos círculos carnais, para que o sopro se afirme suficientemente, é imprescindível que o homem tenha o estômago sadio, a boca habituada a falar o bem, com abstenção do mal, e a mente reta, interessada em auxiliar. Obedecendo a esses requisitos, teremos o sopro calmante e revigorador, estimulante e curativo. Através dele, poder-se-á transmitir, também na Crosta, a saúde, o conforto e a vida."
Embora eu trabalhe com o passe na Casa Espírita, eu nunca vi esta técnica sendo aplicada lá. Mas já tinha ouvido falar dela. No livro "O Passe Espírita" de Luiz Carlos de M. Gurgel da Editora FEB, o autor nos fala em duas técnicas: o sopro quente e o sopro frio. A primeira técnica consiste em encher completamente os pulmões e depois soprar todo o ar com a boca bem aberta (normalmente não se aplica diretamente o sopro sobre o paciente, mas sobre um lenço que é depois colocado no paciente). Por ser uma técnica de concentração de fluidos, ela é indicada para tratamentos de inflamações, torções, hematomas, cólicas e dores localizadas em geral. A segunda técnica consiste em encher os pulmões e soltar o ar aos pouquinhos sobre o paciente. Por ser uma técnica de dispersão de fluidos, ela é indicada para casos de desmaios, crises nervosas, incoporações indesejáveis, etc.


“Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem” (Mateus 15:11).
 
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário