terça-feira, 9 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 15

Neste capítulo, Andre Luiz, Vicente e Aniceto saem de Nosso Lar e se dirigem a um Posto de Socorro da colônia Campo da Paz.

No livro "Cidade no Além", Chico Xavier e Heigorina Cunha falam das sete esferas espirituais que existem a partir da crosta terrestre. Na primeira esfera (ou Umbral grosso) se localizam as regiões mais pesadas e mateializadas. Na segunda esfera (ou Umbral médio) estão situadas as moradias, onde os Espíritos do Bem levam os irmãos mais sofredores resgatados do Umbral grosso e que não estão ainda em condição de serem levados para uma colônia espiritual. Na terceira esfera (ou Umbral fino) estão as colônias espirituais como Nosso Lar. As próximas quatro esferas espirituais são residências dos Espíritos do bem e possuem no livro as seguintes denominações: Arte em geral ou Cultural e Ciência; Amor Fraterno Universal; Diretrizes do Planeta; Abóboda Estela. É importante observar que esta divisão em 7 esferas não é única. Cada esfera pode ser dividida em outras esferas. A escolha pelo número sete visa apenas atender à concepção histórica dos sete céus.

Portanto, os três viajantes saíram de Nosso Lar (na terceira esfera espiritual) e se dirigiram para um dos Postos de Socorro da colônia Campo da Paz (na segunda esfera). Como estavam numa expedição de aprendizado e experiência, eles não usaram um caminho especial (estrada de luz), optaram por caminho comum, sem grandes proteções espirituais.

Este capítulo é muito rico em aprendizado, vou chamar atenção apenas para três partes.
  1. "Depois de empregarmos o processo de condução rápida, atravessando imensas distâncias, surgiu uma região menos bela. O firmamento cobrira-se de nuvens espessas e alguma coisa que eu não podia compreender impedia-nos a volitação com facilidade." - quando eles penetram na segunda esfera, André e Vicente começam a ter dificuldade em volitar, Aniceto não apresenta o mesmo problema. Para entender esta passagem, basta lembrar que Aniceto é um trabalhador antigo de Nosso Lar. Portanto, ele já tem conhecimento e evolução moral para lidar com os fluidos mais inferiores. André e Vicente estavam apenas começando o seu aprendizado.
  2. "Vicente e eu ajoelhamo-nos a um só tempo, banhados em lágrimas, enviando ao Eterno os nossos profundos agradecimentos, em votos de júbilo fervoroso. Estávamos embriagados de ventura. Era a primeira vez que me vestia de Luz, luz que se irradiava de todas as células do meu corpo espiritual." - quando li esta cena, a pergunta que me veio a mente foi: Por que só agora André Luiz se vestia de luz? Ele já não ajudava há algum tempo irmãos sofredores nas Câmaras de retificação?  Aí eu me lembrei do Irmão Jacob em "Voltei". Ele também não se cobriu logo de luzes. Somente quando ele compreendeu e amou os irmãos infelizes sem qualquer restrição é que ele se vestiu de luz. Imagino que esta viagem permitiu que André e Vicente medissem toda a extensão da bondade divina. Até aquele momento, eles trabalhavam em Nosso Lar apenas visando à própria elevação. Naquele momento, eles devem ter entendido os desígnios de Deus e desejado ajudar os irmãos infelizes sem esperar nada em troca.
  3. "Há, porém, André, outro mundos sutis, dentro dos mundos grosseiros, maravilhosas esferas que se interpenetram. O olho humano sofre variadas limitações e todas as lentes físicas reunidas não conseguiriam surpreender o campo da alma, que exige o desenvolvimento das faculdades espirituais para tornar-se perceptível." -  neste trecho, Aniceto nos informa que existem dimensões espirituais que ainda não fazemos ideia devido à nossa miopia espiritual. Basta lembrar que, se tivermos dois videntes em uma mesma sala, eles vão reportar visões diferentes.

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário