quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 42

Aproveitando a visita, os trabalhadores do campo solicitam a Aniceto que discorra sobre alguma das lições evangélicas. Ele então escolhe alguns versículos da Epístola de Paulo aos Romanos. Na sua preleção, Aniceto fala do imenso débito que todos nós temos para com a Natureza amorável e generosa. Em especial, ele lembra da importância do nitrogênio para os seres vivos e que este, apesar de abundante na atmosfera, só se torna acessível para o homem graças ao trabalho das plantas.
"Por enquanto, não permite o Senhor a criação de células nos organismos viventes do nosso mundo, que procedam à absorção espontânea desse elemento de importância primordial na manutenção da vida, como acontece ao oxigênio comum. Somente as plantas, infatigáveis operárias do orbe, conseguem retira-lo do solo, fixando-o para o entretenimento da vida noutros seres. Cada grão de trigo é uma benção nitrogenada para sustento das criaturas, cada fruto da terra é uma bolsa de açúcar e albumina, repleta do nitrogênio indispensável ao equilíbrio orgânico dos seres vivos. Todas as indústrias agropecuárias não representam, na essência, senão a procura organizada e metódica do precioso elemento da vida."
Por isso, é importante respeitar a Natureza. Ela torna viável a nossa existência na Terra.
"Ensinemos aos nossos irmãos que a vida não é um roubo incessante, em que a planta lesa o solo, o animal extermina a planta e o homem assassina o animal, mas um movimento de permuta divina, de cooperação generosa, que nunca perturbaremos sem grave dano à própria condição de criaturas responsáveis e evolutivas! Não condenemos! Auxiliemos sempre!"
Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_do_nitrog%C3%AAnio é possível encontrar uma explicação mais detalhada da importância do nitrogênio.
"O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucleicos. O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás. Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos)."
Tudo na Natureza está encadeado em um ciclo de ajuda e amor. Como pode alguém imaginar que somos apenas produtos do acaso?


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário