quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 16


Neste capítulo os três viajores chegam ao Posto de Socorro e veem um castelo soberbo cercado por pesados e extensos muros.
"Espantado, notei que o nosso orientador fazia mover quase imperceptível campainha, disfarçada na muralha. Creio que, se Aniceto estivesse só, não precisaria desse expediente, dado o seu poder espiritual acima de todas as resistências grosseiras; no entanto, estávamos em sua companhia e, mais uma vez, quis igualar-se a nós, por fidalguia de tratamento. Ocultar a própria glória é do código do bom-tom nas sociedades espirituais nobres e santas."
A observação de André Luiz está correta. As muralhas são defesas contra a pertubação dos irmãos infelizes (mais materializados). Elas não impedem a entrada de Espíritos como Aniceto.

André observa que o clima dentro das muralhas é muito mais ameno e iluminado. É como se estivem entrando em um outro mundo. Notando o espanto de André, a explicação de Aniceto não tarda.
"Esta paz reflete o estado mental dos que vivem neste pouso de assistência fraterna. Acabamos de atravessar uma zona de grandes conflitos espirituais, que vocês ainda não podem perceber. A Natureza é mãe amorosa em toda à parte, mas, cada lugar mostra a influenciação dos filhos de Deus que  o habitam."
Os três viajores de Nosso Lar são recebidos por Alfredo, administrador do local, e por sua esposa. Na sala para onde foram levados, André nota a existência de um belo quadro que o faz lembrar da tela "O Martírio de São Dinis" do pintor francês Léon Joseph Florentin Bonnat. Alfredo então lhe explica que o quadro original foi idealizado e executado por um artista que vivia numa cidade espiritual da França. No final do século XIX, Bonnat visitou esta cidade durante o sono e viu o quadro. Ao acordar, o pintor francês não sossegou até reproduzir a tela vista. O quadro que estava no Posto de Socorro era também uma cópia do original.
"Desde o minuto em que viu a tela, Florentino Bonnat não descansou enquanto não a reproduziu, palidamente, em desenho que ficou célebre no mundo inteiro. As cópias terrestres, todavia, não têm essa pureza de linhas e luzes, e nem mesmo a reprodução, sob nossos olhos, tem a beleza imponente do original, que já tive a felicidade de contemplar de perto, quando organizávamos, aqui no Posto, homenagens singelas para a honrosa visita que nos fez o grande servo do Cristo. Para movimentar as providências necessárias, visitei pessoalmente a cidade espiritual a que me referi."

Por curiosidade, pesquisei a vida de São Dinis. Ele foi o primeiro bispo de Paris e foi martirizado por volta de 250 d.C. Dizem que ele, após ser degolado, pegou a própria cabeça no chão e caminhou por algum tempo em direção à igreja. O quadro retrata o momento do martírio. A igreja Católica celebra São Dinis no dia 9 de outubro. Portanto, ontem foi dia de São Dinis.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário