domingo, 7 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 12

Neste capítulo, André apresenta a estória de Monteiro, doutrinador e dirigente espírita que falhou na sua missão. Ele era bastante rigoroso com as pessoas que trabalhavam com ele no centro espírita e com os espíritos obsessores na mesa mediúnica, mas não tinha o mesmo rigor com ele mesmo.
"Andava cego. Não conseguia perceber que a existência terrestre, por si só, é uma sessão permanente. Talhava o Espiritismo a meu modo. Toda a proteção e garantia para mim, e valiosos conselhos ao próximo. Ao demais disso, não conseguia retirar a mente dos espetáculos exteriores.  Fora das sessões práticas, minha atividade doutrinária consistia em vastíssimos comentários dos fenômenos observados, duelos palavrosos, narrações de acontecimentos insólitos, críticas rigorosa dos médiuns."
Ao ler a estória de Monteiro, eu me lembrei do livro "Voltei", onde o irmão Jacob (pseudônimo de Frederico Figner) narra uma estória semelhante. Nos dois casos temos irmãos conhecedores da doutrina e bem atuantes no movimento. Entretanto, não deve ser o mesmo Espírito, pois "Os Mensageiros" é de 1944 e Figner só desencarnou em 1947. 

As duas estórias nos chamam a atenção para o mesmo ponto: a facilidade com que vemos os erros dos outros e a dificuldade que temos em ver os nossos próprios erros.  Entretanto, é bom enfatizar que os dois irmãos foram assistidos pela Espiritualidade na sua volta ao Mundo Maior. Pois, embora tenham errado, eles também fizeram muito bem em nome de Jesus.

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário