sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 29

Na conversa que André Luiz e Vicente tem com as duas jovens da família Bacelar fica-se conhecendo melhor a diferença entre as colônias Nosso Lar e Campo da Paz. Usando a classificação das esferas espirituais apresentada no livro "Cidade no Além" de Chico Xavier e Heigorina Cunha (pag. 79), sabemos que Nosso Lar fica na terceira esfera (Umbral superior) e Campos da Paz fica na segunda esfera (Umbral médio). Embora, as duas esferas façam parte do Umbral, a permanência de um Espírito em umas das colônias depende da sua situação moral. Uma das jovens explica melhor em que consiste esta diferença.
"Vocês conhecem lá muitos Espíritos sofredores, mas, em “Campo da Paz”, conhecemos muitos Espíritos obsessores. Lá poderá existir muita gente que ainda chora; mas em nosso meio há muita gente que se revolta. É mais fácil remediar o que geme, que atender ao revoltado. Nas câmaras a que se refere, vocês retificam erros que já apareceram, dores que já se manifestaram; mas aqui, meu amigo, somos compelidos a lutar com irmãos ignorantes e perversos, que se sentem absolutamente certos nas fantasias perigosas que esposaram, e vemo-nos obrigados a atender doentes que não acreditam na própria enfermidade."
Outra observação interessante no texto ocorre quando uma das jovens fala que está trabalhando muito para alcançar o prêmio de visitar Nosso Lar. Diante da admiração de Vicente com esta afirmativa, ela explica:
"O meu amigo talvez não esteja convencido, quanto ao brilho de sua atual posição. Viver em “Nosso Lar” é uma grande bênção. Acaso não o terá compreendido ainda?"
Achei linda a forma como ela expôs a situação: sem inveja, feliz pelo outro estar em uma posição melhor. Ela sabe que a subida depende só dela e que ela se encontra onde precisa estar.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário