segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 35

Neste capítulo, André Luiz fala sobre o culto doméstico feito pela dona de casa e seus filhos. Na hora de comentar a página do Evangelho, um Espírito de elevada condição moral coloca a destra sofre a fronte de Dona Isabel. Aniceto explica a razão.
"Aquele é o nosso irmão Fábio Aleto, que vai dar a interpretação espiritual do texto lido. Os que estiverem nas mesmas condições dele, poderão ouvir-lhe os Pensamentos; mas, os que estiverem em zona mental inferior, receberão os valores interpretativos, como acontece entre os encarnados, isto é, teremos a luz espiritual do verbo de Fábio na tradução do verbo materializado de Isabel."
O texto comentado é da parábola de Jesus: "O Reino dos Céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem tomou e semeou no seu campo.". O comentário feito pelo Espírito amigo é belíssimo e merece ser lido e refletido. Mas gostaria de chamar a atenção para um trecho.
"A semente de mostarda, a que se refere Jesus, constitui o gesto, a palavra, o pensamento da criatura. Há muitas pessoas que falam bastante em humildade, mas nunca revelam um gesto de obediência. Jamais realizaremos a bondade, sem começarmos a ser bons. Alguma coisa pequenina há de ser feita, antes de edificarmos as grandes coisas. O Senhor ensinou, muitas vezes, que o reino dos céus está dentro de nós. Ora, é portanto em nós mesmos que devemos desenvolver o trabalho máximo de realização divina, sem o que não passaremos de grandes irrefletidos. A floresta também começou de sementes minúsculas. E nós, espiritualmente falando, temos vivido em densa floresta de males, criados por nós mesmos, em razão da invigilância na escolha de sementes espirituais. A palestra de uma hora, o pensamento de um dia, o gesto de um momento, podem representar muito em nossas vidas. Tenhamos cuidado com as coisas pequeninas e selecionemos os grãos de mostarda do reino dos céus."
As observações do mentor espiritual nos faz lembrar outra palavra do Divino Mestre: "vigiai e orai". Afinal, precisamos primeiro semear em nós mesmos as sementes dados por Jesus, antes de pensarmos em semear em outras pessoas.


"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (Allan Kardec, Evangelho Segundo o Espiritismo.,Capítulo XVII, 4).
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário