quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 27)

Parte II - Capítulo XXVII - Das contradições e das mistificações

Kardec discute, neste Capítulo, como identificar e prevenir-se das contradições e mistificações relacionadas aos Espíritos e médiuns.

A contradição ocorre quando um mesmo assunto é explicado ora de uma forma, ora por outra forma, por um mesmo Espírito ou por diversos Espíritos.

"Cumpre não esqueçamos que, entre os Espíritos, há, como entre os homens, falsos sábios e semi-sábios, orgulhosos, presunçosos e sistemáticos. Como só aos Espíritos perfeitos é dado conhecerem tudo, para os outros há, do mesmo modo que para nós, mistérios que eles explicam à sua maneira, segundo suas idéias, e a cujo respeito podem formar opiniões mais ou menos exatas, que se empenham, levados pelo amor-próprio, por que prevaleçam e que gostam de reproduzir em suas comunicações. O erro está em terem alguns de seus intérpretes esposado muito levianamente opiniões contrárias ao bom-senso e se haverem feito os editores responsáveis delas. Assim, as contradições de origem espírita não derivam de outra causa, senão da diversidade, quanto à inteligência, aos conhecimentos, ao juízo e à moralidade, de alguns Espíritos que ainda não estão aptos a tudo conhecerem e a tudo compreenderem."

Nas mensagens dos Espíritos Superiores eventualmente poderão ocorrer contradições.
  • O meio ambiente desfigurou a resposta dada ou foi insuficiente.
  • Não há linguagem adequada para transmitir o conhecimento.
  • O Espírito dosou o conhecimento conforme os que o ouviam.
A mistificação ocorre quando há o objetivo de, na comunicação mediúnica, se enganar o médium ou o grupo, passando o Espírito por quem não é ou apresentando teorias ou sistemas falsos por verdadeiros.

"Os Espíritos vos vêm instruir e guiar no caminho do bem e não no das honras e das riquezas, nem vêm para atender às vossas paixões mesquinhas. Se nunca lhes pedissem nada de fútil, ou que esteja fora de suas atribuições, nenhum ascendente encontrariam jamais os enganadores; donde deveis concluir que aquele que é mistificado só o é porque o merece."

Para se detectar as mistificações, basta observar a linguagem e o comportamento do Espírito comunicante. A linguagem está sempre relacionada com o grau evolutivo e as ações se traduzem nos sentimentos e conselhos que são emitidos.

Para diferenciar as comunicações sérias, provenientes dos bons Espíritos, e as oriundas dos falsos sábios, basta o bom senso e a lógica.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário