quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 14)

Parte II - Capítulo XIV - Dos médiuns

Neste Capítulo, Kardec classifica vários tipos de médiuns. Podemos dizer que todos nós somos médiuns já que todos nós sofremos a influência dos Espíritos.

"Todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos é, por esse fato, médium. Essa faculdade é inerente ao homem; não constitui, portanto, um privilégio exclusivo. Por isso mesmo, raras são as pessoas que dela não possuam alguns rudimentos. Pode, pois, dizer-se que todos são, mais ou menos, médiuns. Todavia, usualmente, assim só se qualificam aqueles em quem a faculdade mediúnica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade, o que então depende de uma organização mais ou menos sensitiva."


Abaixo a classificação apresentada pelo codificador.
  • Médiuns de efeitos físicos - são particularmente aptos a produzir fenômenos materiais. Podem dividir-se em médiuns facultativos e médiuns involuntários. Os primeiros têm consciência do poder que tem. Os segundos são aqueles cuja influência se exerce a sua revelia.
  • Médiuns sensitivos ou impressionáveis - pessoas suscetíveis de sentir a presença dos Espíritos por uma impressão vaga, por uma espécie de leve roçadura sobre todos os seus membros, sensação que elas não podem explicar.
  • Médiuns audientes - ouvem a voz dos Espíritos. Pode ser uma uma voz interior ou uma voz exterior, clara e distinta, qual a de uma pessoa viva.
  • Médiuns falantes - o Espírito atua sobre os órgãos da palavra, como atua sobre a mão dos médiuns escreventes. A palavra é um instrumento de que se serve o Espírito.
  • Médiuns videntes - são dotados da faculdade de ver os Espíritos. Alguns gozam dessa faculdade em estado normal, quando perfeitamente acordados, e conservam lembrança precisa do que viram. Outros só a possuem em estado sonambúlico, ou próximo do sonambulismo.
  • Médiuns sonambúlicos - o sonâmbulo age sob a influência do seu próprio Espírito; é sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos. O sonâmbulo exprime o seu próprio pensamento, enquanto que o médium exprime o de outrem. Mas, o Espírito que se comunica com um médium comum também o pode fazer com um sonâmbulo; dá-se mesmo que, muitas vezes, o estado de emancipação da alma facilita essa comunicação.
  • Médiuns curadores - consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas de curar pelo simples toque, pelo olhar, mesmo por um gesto, sem o concurso de qualquer medicação. Isso mais não é do que magnetismo.
  • Médiuns pneumatógrafos - têm aptidão para obter a escrita direta.

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário