terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 11)

Parte II - Capítulo XI - Da sematologia e da tiptologia

Neste Capítulo, Kardec nos fala das comunicações obtidas através de pancadas.

"As primeiras comunicações inteligentes foram obtidas por meio de pancadas, ou da tiptologia. Muito limitados eram os recursos que oferecia esse meio primitivo, que se ressentia de estar na infância a arte, tudo se reduzindo, nas comunicações, a respostas monossilábicas, por — sim, ou — não, mediante convencionado número de pancadas. Mais tarde, foi aperfeiçoado, como já dissemos."

A tiptologia é a manifestação através de sinais, enquanto a sematologia é a manifestação que usa uma pancada para sim e duas para não. O codificador classifica alguns tipos de fenômenos.
  • tiptologia por meio de básculo - consiste no movimento da mesa, que se levanta de um só lado e cai batendo com um dos pés. Basta para isso que o médium lhe ponha a mão na borda.

  • tiptologia alfabética - consiste em serem as letras do alfabeto indicadas por pancadas. Podem obter-se então palavras, frases e até discursos inteiros. De acordo com o método adotado, a mesa dará tantas pancadas quantas forem necessárias para indicar cada letra, isto é, uma pancada para o a, duas pancadas para o b, e assim por diante.
  • tiptologia interior -  por meio de pancadas produzidas na própria madeira da mesa, sem nenhuma espécie de movimento.
  • Mesa-Girardin -  consiste o instrumento num tampo móvel de mesa, com o diâmetro de trinta a quarenta centímetros, girando livre e facilmente em torno de um eixo, como uma roleta. Sobre sua superfície e acompanhando-lhe a circunferência, se acham traçados, como sobre um quadrante, as letras do alfabeto, os algarismos e as palavras sim e não.


Por último, Kardec nos chama atenção que podem ser obtidas comunicações elevadas por esses meios primitivos. Mas, como sempre, é preciso ser crítico quanto ao seu conteúdo e à forma de obtê-las.

"A tiptologia constitui um meio de comunicação como qualquer outro, e que não é, mais do que o da escrita, ou da palavra, indigno dos Espíritos elevados. Todos os Espíritos, bons e maus, podem servir-se dele, como dos diversos outros existentes. O que caracteriza os Espíritos superiores é a elevação das idéias e não o instrumento de que se utilizem para exprimi-las."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário