domingo, 20 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 24)

Parte II - Capítulo XXIV - Da identidade dos Espíritos

Kardec discute neste Capítulo como identificar os Espíritos que se comunicam através dos médiuns já que, muitas vezes, os Espíritos usam nomes de pessoas que foram bem queridas na Terra.

"A questão da identidade dos Espíritos é uma das mais controvertidas, mesmo entre os adeptos do Espiritismo. É que, com efeito, os Espíritos não nos trazem um ato de notoriedade e sabe-se com que facilidade alguns dentre eles tomam nomes que nunca lhes pertenceram. Esta, por isso mesmo, é, depois da obsessão, uma das maiores dificuldades do Espiritismo prático. Todavia, em muitos casos, a identidade absoluta não passa de questão secundária e sem importância real."

Deve-se considerar esta questão como um problema acessório, sem grande importância. A preocupação deve ser em relação ao conteúdo da mensagem passada, não em relação a quem a ditou. Um Espírito pode usar um nome conhecido apenas para chamar a atenção, sem que isto seja um problema.

"Em resumo, a questão de nome é secundária, podendo-se considerar o nome como simples indício da categoria que ocupa o Espírito na escala espírita."

Entretanto, é possível que um Espírito inferior use um nome venerável com o intuito de enganar. Para evitar que isto ocorra basta ser crítico em relação à linguagem e ao conteúdo da mensagem transmitida.

"Pode estabelecer-se como regra invariável e sem exceção que — a linguagem dos Espíritos está sempre em relação com o grau de elevação a que já tenham chegado. Os Espíritos realmente superiores não só dizem unicamente coisas boas, como também as dizem em termos isentos, de modo absoluto, de toda trivialidade."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário