terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 10)

Parte II - Capítulo X - Da natureza das comunicações

Kardec classifica as comunicações recebidas dos Espíritos em quatro tipos:
  1. Grosseiras - são as concebidas em termos que chocam o decoro. Só podem provir de Espíritos de baixa estofa, ainda cobertos de todas as impurezas da matéria, e em nada diferem das que provenham de homens viciosos e grosseiros.
  2. Frívolas - emanam de Espíritos levianos, zombeteiros, ou brincalhões, antes maliciosos do que maus, e que nenhuma importância ligam ao que dizem. Como nada de indecoroso encerram, essas comunicações agradam a certas pessoas, que com elas se divertem, porque encontram prazer nas confabulações fúteis, em que muito se fala para nada dizer.
  3. Sérias - são ponderosas quanto ao assunto e elevadas quanto à forma. Toda comunicação que, isenta de frivolidade e de grosseria, objetiva um fim útil, ainda que de caráter particular, é, por esse simples fato, uma comunicação séria. Nem todos os Espíritos sérios são igualmente esclarecidos; há muita coisa que eles ignoram e sobre que podem enganar-se de boa-fé.
  4. Instrutivas - são as comunicações sérias cujo principal objeto consiste num ensinamento qualquer, dado pelos Espíritos, sobre as ciências, a moral, a filosofia, etc. São mais ou menos profundas, conforme o grau de elevação e de desmaterialização do Espírito.

Nem toda comunicação dos Espíritos deve ser levada a sério. Como bem disse Kardec, é preciso ver como a comunicação foi obtida, por quem foi obtida e qual o seu conteúdo. É preciso lembrar que existem diversos níveis de elevação entre os Espíritos, e muitos deles se comprazem em se divertir com a nossa credulidade e o nosso orgulho.

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário