terça-feira, 15 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns - (II - 19)

Parte II - Capítulo XIX - Do papel dos médiuns nas comunicações espíritas

Neste Capítulo, Kardec resume a influência dos médiuns nas comunicações espíritas, em especial na psicografia.

"Os Espíritos procuram o intérprete que mais simpatize com eles e que lhes exprima com mais exatidão os pensamentos. Não havendo entre eles simpatia, o Espírito do médium é um antagonista que oferece certa resistência e se torna, um intérprete de má qualidade e muitas vezes infiel. É o que se dá entre vós, quando a opinião de um sábio é transmitida por intermédio de um estonteado, ou de uma pessoa de má-fé."

Portanto, é o Espírito do médium quem recebe o pensamento do Espírito comunicante e o transmite com os recursos que possui. Por exemplo, ao falar em uma língua estrangeira, provavelmente o médium já conheceu este idioma em uma outra existência (é possível que o Espírito use uma língua desconhecida do médium em uma psicografia mecânica, mas o esforço é muito grande).

"O Espírito que se quer comunicar compreende, sem dúvida, todas as línguas, pois que as línguas são a expressão do pensamento e é pelo pensamento que o Espírito tem a compreensão de tudo; mas, para exprimir esse pensamento, torna-se-lhe necessário um instrumento e este é o médium. A alma do médium, que recebe a comunicação de um terceiro, não a pode transmitir, senão pelos órgãos de seu corpo. Ora, esses órgãos não podem ter, para uma língua que o médium desconheça, a flexibilidade que apresentam para a que lhe é familiar."

Quanto mais conhecimento e estudo tiver o médium, mais facilidade ele terá para entrar em sintonia com os Espíritos superiores e receber suas comunicações.

"Assim, quando encontramos em um médium o cérebro povoado de conhecimentos adquiridos na sua vida atual e o seu Espírito rico de conhecimentos latentes, obtidos em vidas anteriores, de natureza a nos facilitarem as comunicações, dele de preferência nos servimos, porque com ele o fenômeno da comunicação se nos torna muito mais fácil do que com um médium de inteligência limitada e de escassos conhecimentos anteriormente adquiridos."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário