sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 16)

Parte II _ Capítulo XVI - Dos médiuns especiais

Neste Capítulo, Kardec chama a atenção para uma grande variedade de médiuns.

"Além das categorias de médiuns que acabamos de enumerar, a mediunidade apresenta uma variedade infinita de matizes, que constituem os chamados médiuns especiais, dotados de aptidões particulares, ainda não definidas, abstração feita das qualidades e conhecimentos do Espírito que se manifesta."

Os médiuns podem se divididos em duas grandes categorias:
  1. Médiuns de efeitos físicos - os que têm o poder de provocar efeitos materiais, ou manifestações ostensivas.
  2. Médiuns de efeitos intelectuais - os que são mais aptos a receber e a transmitir comunicações inteligentes.
A partir deste estudo, o codificador apresenta uma lista de classificações dos médiuns usando várias categorias.
  • Comuns a todos os gêneros de mediunidade - sensitivos, inconscientes e facultativos.
  • Variedades especiais para os efeitos físicos - tiptólogos, motores, translações, efeitos musicais, aparições, transporte, noturnos, pneumatógrafos, curadores e excitadores.
  • Para efeitos intelectuais - audientes, falantes, videntes, inspirados, de pressentimentos, proféticos, sonâmbulos, extáticos, pintores e músicos.
  • Segundo o desenvolvimento da faculdade - novatos, improdutivos, formados, lacônicos, explícitos, experimentados, maleáveis, exclusivos, para evocação e para ditados espontâneos.
  • Segundo o gênero e a particularidade das comunicações - versejadores, poéticos, positivos, literários, incorretos, historiadores, científicos, receitistas, religiosos, filósofos e de comunicações triviais.
  • Segundo as qualidades físicas - calmos, velozes e convulsivos.
  • Segundo as qualidades morais dos médiuns - imperfeitos e bons.

"Todas estas variedades de médiuns apresentam uma infinidade de graus em sua intensidade. Muitas há que, a bem dizer, apenas constituem matizes, mas que, nem por isso, deixam de ser efeito de aptidões especiais. Concebe-se que há de ser muito raro esteja a faculdade de um médium rigorosamente circunscrita a um só gênero. Um médium pode, sem dúvida, ter muitas aptidões, havendo, porém, sempre uma dominante. Ao cultivo dessa é que, se for útil, deve ele aplicar-se."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário