segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo XIII

Neste Capítulo, André Luiz explica que é possível alterar a onda mental com a hipnose.
"Desde que se rendam, profundamente, à sugestão inicial recebida, começam a emitir certo tipo de onda mental com todas as potencialidades criadoras da ideação comum, e ficam habilitadas a plasmar as formas-pensamentos que lhes sejam sugeridas, formas essas que, estruturadas pelos movimentos de ação dos princípios mentais exteriorizados, reagem sobre elas próprias, determinando os efeitos ou alucinações que lhes imprima a vontade a que se submetem."

A hipnose não age de igual forma em todas as pessoas, algumas são mais passivas que outras. Por isso, André classifica a hipnose em dois grupos:
  • Hipnose vulgar e letargia - semelhante ao sono comum, as ordens são recebidas pelo cérebro físico. Neste tipo de hipnose é fácil induzir o hipnotizado a sentir o ambiente de forma diferente do que realmente está (por exemplo, muito frio ou muito quente).
  • Catalepsia e sonambulismo - há o desprendimento total ou parcial do perispírito, mesmo assim a mente do corpo espiritual acata as ordens recebidas e coordena o corpo físico para a execução. Neste tipo de hipnose, pode-se conseguir que o hipnotizado assuma outra personalidade (pense que é outra pessoa).
Entretanto, o hipnotizado não aceita qualquer tipo de ordem. Quando ele recebe alguma ordem que vai contra a sua moral, ele não a executa: ninguém pode apagar ou sobrepor o que o Espírito já aprendeu como certo e errado.
"Isso, porém, não aconteceria de modo tão simples se a sugestão envolvesse processos de mais alta responsabilidade na esfera da consciência, porquanto nos atos mais complexos do Espírito, para que haja sintonia nas ações que envolvam compromisso moral, é imprescindível que a onda do hipnotizador se case perfeitamente à onda do hipnotizado, com plena identidade de tendências ou opiniões, qual se estivessem jungidos, moralmente, um ao outro nos recessos da afinidade profunda."

Carmem Bezerra

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