quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo VI

Neste Capítulo, André Luiz continua a explicação sobre o funcionamento da comunicação mediúnica comparando-a, desta vez, com um circuito elétrico.

Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador. 
Para que a comunicação mediúnica ocorra é também preciso fechar o circuito: o médium entra com a passividade/aceitação e o comunicante desencarnado transmite o pensamento.
"O circuito mediúnico, dessa maneira, expressa uma “vontade-apelo” e uma “vontade-resposta”, respectivamente, no trajeto ida e volta, definindo o comando da entidade comunicante e a concordância do médium, fenômeno esse exatamente aplicável tanto à esfera dos Espíritos desencarnados, quanto à dos Espíritos encarnados, porquanto exprime conjugação natural ou provocada nos domínios da inteligência, totalizando os serviços de associação, assimilação, transformação e transmissão da energia mental."
Entre os componentes de um circuito elétrico podemos destacar:
  • Resistor -  capaz de controlar a corrente elétrica que passa sobre os componentes do circuito. No circuito mediúnico, é preciso harmonizar o padrão vibratório entre médium e comunicante. Para isto, há gasto de energia por parte do médium.

"Igualmente no circuito mediúnico, a resistência significa a dissipação de energia mental, destinada à sustentação de base entre o Espírito comunicante e o médium."
  • Indutor - capaz de armazenar energia elétrica no campo magnético criado pelas correntes que circulam por ele. No circuito mediúnico, quando há equilíbrio entre médium e comunicante, energia é armazenada para posterior uso em caso de necessidade, evitando assim danos nos perispíritos dos envolvidos na comunicação.
"Em virtude de semelhante princípio, se aparece alguma alteração na corrente mental, surge nas profundezas da conjugação mediúnica certo aumento de força, impedindo a variação. Se a violência interfere criando mudanças bruscas, a indutância no plano mental determina uma descarga magnética, cujos efeitos se hierarquizam, conforme a intensidade da integração em andamento, porquanto o circuito mediúnico, envolvendo implementos fisiopsicossomáticos e tecidos celulares complexos no plano físico e no plano espiritual, mostra-se fortemente indutivo e não deve ser submetido a interrupções intempestivas, sendo necessário atenuar-se-lhe a intensidade, quando se lhe trace a terminação, para que se impossibilite a formação de extracorrentes magnéticas, capazes de operar desajustes e perturbações físicas, perispiríticas e emocionais, de resultados imprevisíveis para o médium, quanto para a entidade em processo de comunicação."
  • Capacitor - capaz de armazenar energia em um campo elétrico. A comunicação é feita através de pensamentos. O médium reveste o que recebe com as palavras e a vivência que possui. Por isso, para que a comunicação seja autêntica é preciso haver sintonia entre médium e comunicante.

"Em identidade de circunstâncias, no circuito mediúnico, capacitância exprime a propriedade pela qual se verifica o armazenamento de recursos espirituais no circuito, recursos esses que correspondem à sintonia psíquica."
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário