segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo I

Neste Capítulo, André Luiz nos lembra que a Ciência admite que vivemos em um reino de ondas transfiguradas em luz, eletricidade, calor ou matéria. Portanto, podemos representar tudo o que conhecemos por ondas.



Por outro lado, a Doutrina Espírita nos ensina que vivemos mergulhados no fluido cósmico universal. Nós influenciamos o ambiente ao nosso redor por meio de palavras, pensamentos e atitudes.
"Nesse reino de energias, em que a matéria concentrada estrutura o Globo de nossa moradia e em que a matéria em expansão lhe forma o clima peculiar, a vida desenvolve agitação. E toda agitação produz ondas. Uma frase que emitimos ou um instrumento que vibra criam ondas sonoras."
A origem de tudo conhecido em nosso mundo material é o átomo (atualmente a Ciência também discute as sub-partículas atômicas).
"À falta de terminologia mais clara, diremos que uma onda é determinada forma de ressurreição da energia, por intermédio do elemento particular que a veicula ou estabelece. Partindo de semelhante princípio, entenderemos que a fonte primordial de qualquer irradiação é o átomo ou partes dele em agitação, despedindo raios ou ondas que se articulam, de acordo com as oscilações que emite."
"Simplificando conceitos em torno da escala das ondas, recordemos que, oscilando de maneira integral, sacudidos simplesmente nos elétrons de suas órbitas ou excitados apenas em seus núcleos, os átomos lançam de si ondas que produzem calor e som, luz e raios gama, através de inumeráveis combinações."

Nós não somos capazes de identificar todos os tipos de onda a olho nu. Por exemplo, a luz com comprimentos de onda diferentes aparece-nos com cores diferentes. O espectro visível se situa entre os 380nm (violeta/azul) e os 780nm (vermelho) do espectro.



Por outro lado, os sons audíveis pelo ouvido humano têm uma frequência entre 20 Hz e 20.000 Hz. Abaixo e acima desta faixa estão, respectivamente, infrassom e ultrassom.


Já que vivemos em um mundo de ondas, nós também emitimos ondas e recebemos ondas emitidas por outros Espíritos. É a nossa sitonia espiritual quem define o tipo de onda que assimilaremos.
"E o homem, colocado nas faixas desse imenso domínio, em que a matéria quanto mais estudada mais se revela qual feixe de forças em temporária associação, somente assinala as ondas que se lhe afinam com o modo de ser."
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário