quarta-feira, 27 de março de 2013

Obreiros da Vida Eterna - Capítulo 16

Neste Capítulo, André Luiz acompanha o processo de desencarne de Fábio. Como o irmão anterior, Dimas, é também espírita e merecedor da atenção da Espirirtualidade por muito ter trabalhado e exemplificado no bem.

Entretanto, André observa a facilidade com que o corpo espiritual de Fábio é separado do corpo físico, muito diferente do desencarne de Dimas. Foi necessária a espera de apenas 1 hora, após a morte física, antes de cortar o cordão fluídico prateado. Além disso, não há qualquer inconformismo por parte de Fábio ou de sua família com o evento. Todos o aceitam como vontade de Deus.

Analisando o texto, a explicação para as diferenças  entre os dois desencarnes está no aproveitamento que cada um teve das lições recebidas da Espiritualidade.
"Dimas foi destacado discípulo do Evangelho, principalmente no setor de assistência e difusão, mas, quanto a si mesmo, não fez aproveitamento integral das lições recebidas. Espalhou as sementes da luz e da verdade, dedicou-se largamente à causa do bem, merecendo, por isso mesmo, socorro especialíssimo. Contudo, no campo particular, não se preparou suficientemente. Qual ocorre à maioria dos homens, prendeu-se demasiadamente às teias domésticas, sem maior entendimento. Conferiu excessivo carinho à roda familiar, sem noção de equidade, no caminho terrestre. Certamente, sob o ponto de vista humano, consagrou-se o necessário à companheira e aos rebentos do lar; mas, se lhes prodigalizou muita ternura, não lhes proporcionou todo o esclarecimento de que dispunha, libertando-os da esfera pesada de incompreensão. E agora, muito naturalmente, sofre-lhes o assédio. A inquietude dos parentes atinge-o, através dos fios invisíveis da sintonia magnética."
Por outro lado, Fábio aproveitara as vicissitudes da vida para se melhorar e ajudar os seus familiares a também evoluir moralmente.
"Tivera existência modesta; limitara o voo das ambições mais nobres, no culto da espiritualidade redentora; esforçara-se suficientemente pela tranquilidade familiar; fora acicatado por dificuldades sem conta, no transcurso da experiência que terminava; deixava a esposa e dois filhinhos amparados na fé viva, e, embora não lhes legasse facilidades econômicas, afastava-se do corpo físico, jubiloso e confortado, com a glória de haver aproveitado todos os recursos que a esfera superior lhe havia concedido. Além de haver-se afeiçoado profundamente ao Evangelho do Cristo, vivendo-lhe os princípios renovadores, com todas as possibilidades ao seu alcance, Fábio conseguira iluminar a mente da companheira e construir bases sólidas no espírito dos filhinhos, orientando-os para o futuro."
A partir da leitura desse capítulo, é fácil entender porque os Espíritos falam que não existem duas encarnações e nem duas desencarnações rigorosamente iguais.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário