sábado, 22 de dezembro de 2012

Missionários da Luz - Capítulo 8

Neste capítulo, vemos os preparativos para uma palestra que terá a participação de irmãos encarnados.

"Quando encarnados, na Crosta, não temos bastante consciência dos serviços realizados durante o sono físico; contudo, esses trabalhos são inexprimíveis e imensos. Se todos os homens prezassem seriamente o valor da preparação espiritual, diante de semelhante gênero de tarefa, certo efetuariam as conquistas mais brilhantes, nos domínios psíquicos, ainda mesmo quando ligados aos envoltórios inferiores. Infelizmente, porém, a maioria se vale, inconscientemente, do repouso noturno para sair à caça de emoções frívolas ou menos dignas. Relaxam-se as defesas próprias, e certos impulsos, longamente sopitados durante a vigília, extravasam em todas as direções, por falta de educação espiritual, verdadeiramente sentida e vivida."
Alexandre é informado que dois companheiros encarnados, Vieira e Marcondes, ainda não chegaram para a palestra e pede a um dos trabalhadores de nome Sertório para verificar o que aconteceu com eles. Notando o interesse de André Luiz, Alexandre autoriza que vá com Sertório em busca dos dois irmãos.


Ao chegar na casa do primeiro irmão, eles encontram Vieira sendo atormentado em seu sono físico por uma entidade que se achava ao lado da sua cama. Este irmão não se fez de rogado e explica o que estava acontecendo.

"Hoje, à noite, Vieira me chamou com as suas reiteradas lembranças e acusou-me de faltas que não cometi, conversando levianamente com a família. Isso, como é natural, desgostou-me. Não bastará o que tenho sofrido, depois da morte? Ainda precisarei ouvir falsos testemunhos de amigos maledicentes? Não poderia esperar dele semelhante procedimento, em virtude das relações afetivas que nos uniam as famílias, desde alguns anos. Vieira foi sempre pessoa de minha confiança. Em razão da surpresa, deliberei esperá-lo nos momentos de sono, a fim de prestar-lhe os necessários esclarecimentos."
Vendo que Vieira não tinha condição de comparecer à reunião da noite, Sertório o acorda antes de partir.

O segundo irmão, Marcondes, é encontrado na companhia de 3 entidades das sombras. Ele reconhece Sertório e fica envergonhado.

"O' Sertório, como é difícil manter o coração nos caminhos retos! Perdoe-me... Não sei como isto aconteceu... Não posso explicar-me!"
No texto, André descreve a posição do corpo físico de Marcondes semelhante a de um viciado em ópio. Portanto, pode-se deduzir que o irmão fez uso de drogas naquela noite e atraiu entidades que se identificavam com a substância. Ele também não teria condição de participar da reunião da noite.

Ao voltar para a via pública, André mostra preocupação com a situação de Vieira e Marcondes e pergunta como eles poderiam ajudá-los.

"Esteja tranquilo quanto à assistência, que não lhes faltará no momento oportuno; não se esqueça, porém, de que, se eles mesmos algemaram o coração em semelhantes cárceres, é natural que adquiram alguma experiência proveitosa à custa do próprio desapontamento."
Nos dois casos presenciados por André Luiz, podemos notar que atitudes tomadas durante o dia influenciaram o sono físico e impediram os irmãos de participar de atividades proveitosas junto à Espiritualidade.

Mais uma vez podemos lembrar a sábia advertência do Divino Mestre: "orai e vigiai".



Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário