quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo XXIII

Neste Capítulo, André Luiz fala de um tema bem sensível dentro da Doutrina Espírita: animismo.

Um fenômeno psíquico pode ser classificado como mediúnico ou como anímico. No primeiro caso, há participação de outro(s) Espírito(s) no fenômeno. No segundo caso, o fenômeno tem como origem a própria alma do encarnado. Na realidade, não existe fenômeno mediúnico puro, o médium sempre coloca um pouco de si no fenômeno, logo sempre há um grau de animismo no fenômeno mediúnico.
"Temos aqui muitas ocorrências que podem repontar nos fenômenos mediúnicos de efeitos físicos ou de efeitos intelectuais, com a própria Inteligência encarnada comandando manifestações ou delas participando com diligência, numa demonstração de que o corpo espiritual pode efetivamente desdobrar-se e atuar com os seus recursos e implementos característicos, como consciência pensante e organizadora, fora do carro físico."

Pode ocorrer animismo puro com o médium iniciante nos trabalhos. É importante, entretanto, tratar tal manifestação como normal. Muitas vezes o médium precisa lidar primeiramente com o seu próprio passado antes de se habilitar ao trabalho com os outros.
"Seres em desenvolvimento para a vida eterna, uns e outros guardam consigo, seja no plano extra-físico, preparando o retorno ao campo terrestre, ou no plano físico, em direção à esfera espiritual, faculdades adquiridas no vasto caminho da experiência, as quais lhes servirão de recursos à percepção no ambiente próximo."
Se com o tempo, o animismo não se arrefecer, pode ser um caso de obsessão, onde inimigos desencarnados imobilizam o médium em recordações de tempos passados. 
"O amparo espontâneo e o auxílio genuinamente fraterno lhes reajustarão as ondas mentais, concurso esse que se estenderá, inevitável, aos companheiros do pretérito que lhes assediem o pensamento, operando a reconstituição de caminhos retos para os sensitivos corporificados na Terra, tão importantes e tão nobres em sua estrutura quanto aqueles que os doutrinadores encarnados se propõem traçar para os amigos desencarnados menos felizes."
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário