quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo XIX

Neste Capítulo, André Luiz nos fala da ideoplastia que é a materialização do pensamento.
"Para maior compreensão de qualquer fenômeno da transmissão mediúnica, não nos será lícito esquecer a ideoplastia, pela qual o pensamento pode materializar-se, criando formas que muitas vezes se revestem de longa duração, conforme a persistência da onda em que se expressam."

Como estudado anteriormente, quando mentalizamos uma imagem, ela é exteriorizada e pode ser vista pelos desencarnados e pelos sensitivos. Então, é fácil imaginar que várias pessoas conversando ou pensando sobre um determinado assunto leve a formação de imagens mais nítidas que podem ser vistas ou sentidas mais facilmente por outras pessoas (encarnadas ou desencarnadas). É o que acontece, por exemplo, quando uma notícia triste ou um escândalo é noticiado na mídia. Os que prestam atenção no tema se sintonizam entre si, independentemente do local em que estejam, e plasmam formas-pensamento. Esta sintonia em assunto não edificante ajuda os irmãos infelizes a insinuar ações de igual nível e dificulta o auxílio por parte dos Espíritos Superiores.

Como o poder da mente é inerente tanto ao encarnado quanto ao desencarnado, a ideoplastia é um recurso usado na mesa mediúnica (e, naturalmente, também fora dela). O comunicante muitas vezes plasma imagens que são vistas pelo médium e este explica com as suas palavras o que vê. Por isso, o estudo é tão importante para o trabalhador:  ele precisa entender o processo e evitar fantasias e endeusamentos.
"Na mediunidade de efeitos intelectuais, a ideoplastia assume papel extremamente importante, porque certa classe de pensamentos constantemente repetidos sobre a mente mediúnica menos experimentada, pode constrangê-la a tomar certas imagens, mantidas pela onda mental persistente, como situações e personalidades reais, tal qual uma criança que acreditasse estar contemplando essa paisagem ou aquela pessoa, tão só por ver-lhes o retrato animado num filme."

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário