domingo, 19 de agosto de 2012

Nosso Lar - Capítulo 50

Não se sentindo capaz de ajudar ao marido de sua ex-esposa, André Luiz pede em oração a ajuda de Narcisa. A querida tarefeira aparece no antigo lar de André e toma ciência da situação. Vê que o irmão adoentado precisa de remédios.
"Não só o homem pode receber fluidos e emiti-los. As forças naturais fazem o mesmo, nos reinos diversos em que se subdividem. Para o caso do nosso enfermo, precisamos das árvores. Elas nos auxiliarão eficazmente."
Narcisa então pede informações a entidades espirituais da Natureza sobre a existência de mangueiras e eucaliptos por perto. André se admira da existência dessas entidades.
"São servidores comuns do reino vegetal, os irmãos que nos atenderam. Como vê, nada existe de inútil na Casa de Nosso Pai. Em toda parte, se há quem necessite aprender, há quem ensine; e onde aparece a dificuldade, surge a Providência. O único desventurado, na obra divina, é o espírito imprevidente, que se condenou às trevas da maldade."
André fica a semana cuidando da recuperação de Ernesto. Ao regressar à colônia, ele é recebido por mais de 200 companheiros. O Ministro Clarêncio lhe explica:
"Até hoje, André, você era meu pupilo na cidade; mas, doravante, em nome da Governadoria, declaro-o cidadão de Nosso Lar."
Acho este capítulo um dos mais bonitos do livro por três motivos.
  • Primeiro, por nos permitir testemunhar a evolução espiritual de um irmão a quem muito hoje devemos. Ele teve a humildade de contar a sua estória para que outros pudessem encarar a morte sem medo e entender que todos podem recomeçar, por pior que tenha sido os erros cometidos. 
  • Segundo, por nos falar de entidades espirituais que cuidam da natureza. André não dá muitos detalhes, acho que evita nos chocar. Mas pelo espanto que demonstra no texto, podemos deduzir que estas entidades não tinham (as nossas) formas humanas. Provavelmente, são irmãos que estão fazendo a transição para a espécie humana. É importante frisar que nem todos os espíritas acreditam que o princípio inteligente passa pelos reinos mineral, vegetal e animal, antes de pertencer à espécie humana. Minha opinião é que passamos, sim, por estes 3 reinos.
  • Terceiro, por nos falar que André ganhou o título de "Cidadão de Nosso Lar" por mérito próprio. Isto significa que também um dia podemos ser trabalhadores de uma colônia espiritual. Alguns, por mérito, irão receber o título logo após o desencarne pelo muito que trabalharam pelo bem na Terra. Outros vão obter o título, como André, após um período de aprendizagem.
Espero que esse estudo tenha ajudado a alguém como muito me ajudou.

Que Deus abençoe a todos nós.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário