domingo, 12 de agosto de 2012

Nosso Lar - Capítulo 44

Neste capítulo André Luiz quer saber de Lísias por que o Governador no seu discurso falara em região do Umbral e em região das Trevas. Não seria a região trevosa o próprio umbral?
"Chamamos Trevas às regiões mais inferiores que conhecemos. Considere as criaturas como itinerantes da vida. Alguns poucos seguem resolutos, visando ao objetivo essencial da jornada. São os espíritos nobilíssimos, que descobriram a essência divina em si mesmos, marchando para o alvo sublime, sem vacilações. A maioria, no entanto, estaciona. Temos então a multidão de almas que demoram séculos e séculos, recapitulando experiências. Os primeiros seguem por linhas retas. Os segundos caminham descrevendo grandes curvas. Nessa movimentação, repetindo marchas e refazendo velhos esforços, ficam à mercê de inúmeras vicissitudes. Assim é que muitos costumam perder-se em plena floresta da vida, perturbados no labirinto que tracejam para os próprios pés. Classificam-se, aí, os milhões de seres que perambulam no Umbral. Outros, preferindo caminhar às escuras, pela preocupação egoística que os absorve, costumam cair em precipícios, estacionando no fundo do abismo por tempo indeterminado."
Tentando entender melhor a explicação de Lísias, fiz uma pesquisa na Internet e encontrei um texto bem interessante sobre o Mundo Espiritual em http://www.espirito.org.br/portal/artigos/celuz/textos/o-mundo-espiritual2.html.

O texto fala nas várias esferas espirituais discutidas na literatura espírita.
  1. ABISMO – região espiritual destinada a Espíritos que tenham cometido os mais graves crimes contra as Leis Divinas. Nele encontramos, por exemplo, o vale dos suicidas.
  2. TREVAS – região espiritual desprovida de qualquer luminosidade e destinada a Espíritos que tenham tido comportamento moral condenável em suas oportunidades reencarnatórias
  3. ESFERAS TERRESTRES – regiões espirituais criadas por Espíritos viciosos (Encarnados e Desencarnados) na Terra. É possível imaginar bolhas espirituais no nosso planeta onde pessoas com a mesma vibração se agrupam.
  4. UMBRAL – região espiritual que começa na crosta terrestre na qual se concentra tudo o que não tenha finalidade para a vida superior. É zona purgatória para esgotamento de resíduos mentais.
  5. ZONA DE TRANSIÇÃO – onde ficam as colônias espirituais do Umbral. Nosso Lar é uma dessas colônias.
  6. ESFERAS SUPERIORES – regiões espirituais destinadas aos Bons Espíritos e aos Espíritos Superiores.
  7. ESFERAS RESPLANDESCENTES – regiões espirituais onde impera a bondade, a confiança e a felicidade verdadeiras.
Entendo que o abismo e as trevas podem ser considerados como Umbral inferior, enquanto a Zona de transição é o Umbral superior.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas."
            João 14:2

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário