sábado, 30 de novembro de 2013

Evolução em Dois Mundos - Primeira Parte - VIII

Neste Capítulo, André Luiz aborda a evolução do corpo (físico e espiritual) a partir do estudo do metabolismo dos organismos vivos. A Wikipédia apresenta a seguinte definição:
"Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo 'metabolismo celular' é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Estas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo as suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes."
André nos mostra que a evolução do corpo físico foi ancorada no lento aprendizado de como nutrir e de como preservar o corpo físico. Em cada etapa evolutiva, o princípio inteligente, ainda longe da forma humana, aprende a sobreviver e a conhecer as funções que vão dar suporte ao corpo físico. Este aprendizado vai moldando o corpo espiritual usado para moldar o corpo físico.
"Não apenas tecidos e órgãos do corpo físico se esboçam nas formas rudimentares da Natureza, mas também os centros vitais do corpo espiritual, que, obedecendo aos impulsos da mente, se organizam em moldes seguros, com a capacidade de assimilar as partículas multifárias da vitalidade cósmica, oriundas das fontes vivas de força que alimentam o Universo."
Portanto, o corpo espiritual (e consequentemente, o corpo físico) é obra da nossa mente. Nós aprendemos a construí-lo em milhões de vidas que tivemos nos reinos inferiores. O metabolismo é a ferramenta usada para interagir com o meio e para sobreviver no meio.
"Laborando pacientemente nos séculos e alcançando a civilização elementar do paleolítico, a mente humana controla então, quase que plenamente, o corpo que se exprime, formado sob a tutela e o auxílio incessante dos Construtores Espirituais, passando a administrar as ocorrências do metabolismo, em sua organização e adaptação, através da coordenação de seus próprios impulsos sobre os elementos albuminóides do citoplasma, em que as forças físicas e espirituais se jungem no campo da experiência terrestre."
Uma mente desequilibrada pode levar ao desequilíbrio das células sob a sua responsabilidade, fazendo com que doenças não programadas apareçam. Por isso a necessidade de cultivarmos amor e caridade. Estas são as ferramentas certas no nosso longo caminho até a angelitude.
"O metabolismo subordina-se, desse modo, à direção espiritual, tanto mais intensa e exatamente, quanto maior a quota de responsabilidade do ser pelo conhecimento e discernimento de que disponha, e, em plena floração da inteligência, podemos identificá-lo não apenas no embate das forças orgânicas, mas também no domínio da alma, porquanto raciocínio organizado é pensamento dinâmico e, com o pensamento consciente e vivo, o homem arroja de si mesmo forças criadoras e renovadoras, forjando, desse modo, na matéria, no espaço e no tempo, os meandros de seu próprio destino."

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário