quarta-feira, 24 de julho de 2013

Entre a Terra e o Céu - Capítulos 13 e 14

Nestes Capítulos, André começa a contar sobre a ajuda espiritual providenciada ao avô de Antonina, Leonardo, que mesmo depois de desencarnado continua a morar na casa da neta. Para entender a razão do sofrimento de Leonardo, Clarêncio aplica-lhe um passe e o faz voltar ao período da juventude. Hilário e André então observam que o corpo espiritual passa a apresentar aspecto jovem, como se Leonardo tivesse entrado na máquina do tempo e regressado com a aparência juvenil.
"- Não nos esqueçamos de que temos diante de nós o veículo espiritual, por excelência vibrátil. O corpo da alma modifica-se, profundamente, segundo o tipo de emoção que lhe flui do âmago. Isso, aliás, não é novidade. Na própria Terra, a máscara física altera-se na alegria ou no sofrimento, na simpatia ou na aversão. Em nosso plano, semelhantes transformações são mais rápidas e exteriorizam aspectos íntimos do ser, com facilidade e segurança, porque as moléculas do perispírito giram em mais alto padrão vibratório, com movimentos mais intensivos que as moléculas do corpo carnal. A consciência, por fulcro anímico, expressa-se, desse modo, na matéria sutil com poderes plásticos mais avançados."
A neta de Leonardo, em desdobramento, aparece na sala com uma aparência diferente: ela agora se apresenta como Lola Ibarruri, antiga amante de Leonardo.
"Nossa irmã exige tão somente leve auxílio magnético para lembrar-se. Basta-lhe a emotividade anormal do reencontro para cair na Posição vibratória do Passado, de vez que ainda não se encontra quitada com a Lei."
Leonardo e Lola não se recordam de que foram avô e neta, mas apenas amantes na ligação anterior.
"- Encontram-se ambos imobilizados em certo momento do pretérito, num encontro provocado por influência magnética. Em tais recursos utilizados por nosso plano, no tratamento salutar das moléstias da alma, determinados centros da memória se reavivam, ao passo que outros empalidecem. As sensações do presente dão lugar às sensações do Passado, para efeito de reajustamento perante o futuro. O fenômeno, porém, é momentâneo. A breves minutos regressarão à consciência normal, melhorados para a boa luta."
Portanto, esta passagem do texto nos fala que os dois são levados ao passado para que possam se entender e para que as feridas sejam curadas. Na discussão, Leonardo chama por Esteves, outro amante de Lola, que ele havia assassinado.
"- Sob a Positiva invocação de Leonardo, Esteves, parcialmente libertado pelo sono, comparece ao desafio. O repouso noturno favorece tais entendimentos, pela atração magnética mais intensivamente facilitada, quando o envoltório de matéria densa exige recuperação."
Esteves e Lola estão encarnados, eles possuem atualmente outras vidas e interesses. Entretanto, o passado faz parte deles e precisa ser resolvido. Na Espiritualidade, nada é jogado para debaixo do tapete e esquecido. Para seguirmos em frente, precisamos resgatar nossos débitos. Na estória narrada por André Luiz, este é o momento para Leonardo, Lola e Esteves se entenderem.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário