domingo, 30 de agosto de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 4)

Parte II - Capítulo IV - Da teoria das manifestações físicas

Neste Capítulo, Kardec discute com mais detalhes como os fenômenos físicos se processam. O codificador pensava que os Espíritos movimentavam os objetos usando as mãos. Isto foi descartado em resposta do Espírito São Luís.

Combinando uma parte do fluido universal com o fluido, próprio àquele efeito, que o médium emite.


Portanto, é a combinação do fluido universal, do fluido do médium e do pensamento do Espírito que os objetos se movem.

Já eu disse que o fluido próprio do médium se combina com o fluido universal que o Espírito acumula. É necessária a união desses dois fluidos, isto é, do fluido animalizado e do fluido universal para dar vida à mesa. Mas, nota bem que essa vida é apenas momentânea, que se extingue com a ação e, às vezes, antes que esta termine, logo que a quantidade de fluido deixa de ser bastante para a animar.

É importante observar que os Espíritos superiores se utilizam de Espíritos mais materializados nestes fenômenos. Como a matéria é grosseira, os Espíritos menos evoluídos estão mais próximos da matéria e possuem fluídos mais compatíveis.

"Também dissemos que os Espíritos elevados não se ocupam com esta ordem de manifestações; que se servem dos Espíritos inferiores para produzi-las, como nos utilizamos dos nossos serviçais para os trabalhos pesados, e isso com o fim que vamos indicar."

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário