quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 1)

Parte II - Capítulo I - Da ação dos Espíritos sobre a matéria

Neste Capítulo, Kardec discute como seres etéreos, os Espíritos, conseguem mover objetos pesados no mundo físico. Primeiro, o codificador introduz os componentes dos Espíritos encarnados.

"... há no homem três componentes: 1º, a alma, ou Espírito, princípio inteligente, onde tem sua sede o senso moral; 2º, o corpo, invólucro grosseiro, material, de que ele se revestiu temporariamente, em cumprimento de certos desígnios providenciais; 3º, o perispírito, envoltório fluídico, semimaterial, que serve de ligação entre a alma e o corpo."

O perispírito é a matéria que acompanha o Espírito na vida espiritual. Quanto mais elevado o Espírito, mais sutil é o seu corpo espiritual. É através desta matéria que os Espíritos conseguem atuar no mundo físico.

"O Espírito precisa, pois, de matéria, para atuar sobre a matéria. Tem por instrumento direto de sua ação o perispírito, como o homem tem o corpo. Ora, o perispírito é matéria, conforme acabamos de ver. Depois, serve-lhe também de agente intermediário o fluido universal, espécie de veículo sobre que ele atua, como nós atuamos sobre o ar, para obter determinados efeitos, por meio da dilatação, da compressão, da propulsão, ou das vibrações."

No último parágrafo, Kardec se antecipa à pergunta de como pode uma matéria sutil agir sobre uma matéria grosseira.

"Quando vemos o ar abater edifícios, o vapor deslocar enormes massas, a pólvora gaseificada levantar rochedos, a eletricidade lascar árvores e fender paredes, que dificuldades acharemos em admitir que o Espírito, com o auxílio do seu perispírito, possa levantar uma mesa, sobretudo sabendo que esse perispírito pode tornar-se visível, tangível e comportar-se como um corpo sólido?"


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário