domingo, 23 de agosto de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 2)

Parte II - Capítulo II - Das manifestações físicas. Das mesas girantes.

Kardec introduz neste pequeno Capítulo a explicação para o evento das mesas girantes.


"Para que o fenômeno se produza, faz-se mister a intervenção de uma ou muitas pessoas dotadas de especial aptidão, que se designam pelo nome de médiuns. O número dos cooperadores em nada influi, a não ser que entre eles se encontrem alguns médiuns ignorados. Quanto aos que não têm mediunidade, a presença desses nenhum resultado produz, pode mesmo ser mais prejudicial do que útil pela disposição de espírito em que se achem."

Portanto, os fenômenos presenciados em muitos salões de Paris no século XIX só foram possíveis devido a presença de pessoas que serviam (mesmo sem saber) como médiuns. Essas pessoas são doadores do ectoplasma usado pelos Espíritos para mover objetos e atuar em outros fenômenos físicos como pancadas.

Em http://www.ceismael.com.br/tema/ectoplasma.htm, podemos encontrar a seguinte definição de ectoplasma:

"O ectoplasma é substância amorfa, vaporosa, com tendência à solidificação e tomando forma por influência de um campo organizador específico a mente dos encarnados e desencarnados. Facilmente fotografado, de cor branca-acinzentada, vai desde a névoa transparente à forma tangível."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário