quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (II - 3)

Parte II - Capítulo III - Das manifestações inteligentes

Neste Capítulo, Kardec chama a atenção para a existência de uma inteligência por trás dos fenômenos espíritas como as mesas girantes, já que estes eventos são capazes de interagir com o público e responder a perguntas.

"Ora, como todo efeito inteligente há de por força derivar de uma causa inteligente, ficou evidenciado que, mesmo admitindo-se, em tais casos, a intervenção da eletricidade, ou de qualquer outro fluido, outra causa a essa se achava associada. Qual era ela? Qual a inteligência? Foi o que o seguimento das observações mostrou."

Durante o estudo, Kardec observou que a comunicação com os espíritos podia ser feita através do alfabeto. Inicialmente colocou-se um lápis ao pé de uma mesa leve; depois usou-se uma mesinha do tamanho de uma mão até chegar o uso de uma simples plancheta; e por último, verificou-se que bastava o médium segurar com sua própria mão o lápis.


"Estes fatos, repetidos à vontade por milhares de pessoas e em todos os países, não podiam deixar dúvida sobre a natureza inteligente das manifestações."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário