domingo, 16 de agosto de 2015

Estudando o Livro dos Médiuns (I - 4)

Parte I - Capítulo IV - Dos sistemas

Neste Capítulo Kardec fala de alguns sistemas que foram proposto para atacar o Espiritismo. Cada um deles é explicado e discutido pelo codificador. Ele não deixa de mostrar a falta de lógica de tais sistemas.

  1. Sistema do charlatanismo - de tudo se abusa, até das coisas mais santas. Por que não abusariam do Espiritismo? Porém, o mau uso que de uma coisa se faça não autoriza que ela seja prejulgada desfavoravelmente.
  2. Sistema da loucura - se entre estes algumas excentricidades se manifestam, elas nada provam contra a Doutrina, do mesmo modo que os loucos religiosos nada provam contra a religião, nem os loucos melômanos contra a música, ou os loucos matemáticos contra a matemática.
  3. Sistema da alucinação - assim, o observador estaria de muito boa-fé; apenas, julgaria ver o que não vê. Quando diz que viu uma mesa levantar-se e manter-se no ar, sem ponto de apoio, a verdade é que a mesa não se mexeu.
  4. Sistema do músculo estalante - a causa das pancadas residiria nas contrações voluntárias, ou involuntárias, do tendão do músculo curto-perônio.
  5. Sistema das causas físicas - atribui os movimentos ao magnetismo, à eletricidade, ou à ação de um fluido qualquer; numa palavra, a uma causa inteiramente física e material.
  6. Sistema do reflexo - a ação inteligente podia ser do médium ou dos assistentes.
  7. Sistema da alma coletiva - apenas a alma do médium se manifestaria, porém, identificada com a de muitos outros vivos, presentes ou ausentes, e formando um todo coletivo, em que se acham reunidas as aptidões, a inteligência e os conhecimentos de cada um.
  8. Sistema sonambúlico - atribui a uma sobre-excitação momentânea das faculdades mentais do médium, a uma espécie de estado sonambúlico, ou extático, que lhe exalta e desenvolve a inteligência.
  9. Sistema pessimista, diabólico ou demoníaco - só o diabo, ou os demônios, poderiam se comunicar. É adotado pela Igreja Católica e muitas igrejas evangélicas.
  10. Sistema otimista - só os bons espíritos poderiam se comunicar.
  11. Sistema unispírita - só Jesus poderia se comunicar.
  12. Sistema da alma material - consiste apenas numa opinião particular sobre a natureza íntima da alma. Segundo esta opinião, a alma e o perispírito não seriam distintos uma do outro, ou, melhor, o perispírito seria a própria alma.


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário