domingo, 4 de agosto de 2013

Entre a Terra e o Céu - Capítulos 29 e 30

Os Capítulos 29 e 30 do livro são muito ricos em informações sobre a reencarnação. Ao acompanhar a volta de Júlio ao plano terrestre, Hilário e André Luiz questionam várias vezes o Ministro Clarêncio. As respostas recebidas pelos dois ajudantes e as observações de André sobre o que vê nos fornece um vasto material de estudo e meditação. Vou tentar resumir o que achei importante e esclarecedor (lembrando que a reencarnação de Júlio é classificada pelo Ministro como a do tipo mais comum).
  • A força magnética da futura mãe atrai o ser reencanante fazendo pouco a pouco o restringimento do corpo perispiritual (perda da matéria mais grosseira, ficando o perispírito mais sutil)
"Tinha a impressão de que o reencarnante desaparecia pouco a pouco, na constituição orgânica de Zulmira, como se a futura mãezinha fosse um filtro miraculoso a absorvê-lo."
"Observa-se, então, a redução volumétrica do veículo sutil pela diminuição dos espaços inter-moleculares. Toda matéria que não serve ao trabalho fundamental de refundição da forma é devolvida ao plano etereal, oferecendo-nos o perispírito esse aspecto de desgaste ou de maior fluidez."
  • Na nossa evolução visitamos os diferentes reinos da Natureza. Passamos pelos reinos mineral, vegetal e animal, até que a consciência desperta nos permite reencarnar na espécie humana. Assim, na reencarnação, recapitulamos todo o aprendizado conquistado durante a formação do corpo físico.
"Cada ser que retoma o envoltório físico revive, automaticamente, na reconstrução da forma em que se exprimirá na Terra, todo o passado que lhe diz respeito, estacionando na mais alta configuração típica que já conquistou, para o trabalho que lhe compete, de acordo com o degrau evolutivo em que se encontra."
"Nas linhas infinitas do instinto, da inteligência, da razão e da sublimação, permanecemos todos vinculados à lei do renascimento como inalienável condição de progresso. Atacamos experiências múltiplas e recapitulamo-las, tantas vezes quantas se fizerem necessárias, na grande jornada para Deus. Crisálidas de inteligência nos setores mais obscuros da Natureza evolvem para o plano das inteligências fragmentárias, onde se localizam os animais de ordem superior que, por sua vez, se dirigem para o reino da consciência humana, tanto quanto os homens, pouco a pouco, se encaminham para as gloriosas esferas dos anjos."
  • Somos herdeiros de nós mesmos. Portanto, as doenças e os problemas que trazemos no perispírito ao nascer decorrem de nossas vidas passadas (obedecem a lei de causa e efeito). Exceções existem quando espíritos reencarnam em alguma missão.
"Assim sendo, Júlio renascerá com as deficiências de que ainda é portador, embora favorecido pelo material genético que recolherá dos pais, nos limites da lei de herança, para a constituição do novo envoltório."
" A consciência traça o destino, o corpo reflete a alma. Toda agregação de matéria obedece a impulsos do espírito. Nossos pensamentos fabricam as formas de que nos utilizamos na vida."
  • Muitos problemas enfrentados na gravidez são decorrentes do choque perispirítico entre dois espíritos em resgate.
"A mulher grávida, além da prestação de serviço orgânico à entidade que se reencarna, é igualmente constrangida a suportar-lhe o contato espiritual, que sempre constitui um sacrifício quando se trata de alguém com escuros débitos de consciência. A organização feminina, durante a gestação, sofre verdadeira enxertia mental. Os pensamentos do ser que se acolhe ao santuário íntimo, envolvem-na totalmente, determinando significativas alterações em seu cosmo biológico. Se o filho é senhor de larga evolução e dono de elogiáveis qualidades morais, consegue auxiliar o campo materno, prodigalizando-lhe sublimadas emoções e convertendo a maternidade, habitualmente dolorosa, em estação de esperanças e alegrias intraduzíveis, mas no processo de Júlio observamos duas almas que se ajustam nas mesmas dívidas e na mesma posição evolutiva. influenciam-se, mutuamente." 

Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário