quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Os Mensageiros - Capítulo 50

Neste capítulo, André Luiz nota que os parentes emitiam recursos magnéticos em favor do moribundo: uma rede de fios cinzentos e fracamente iluminados parecia ligar os encarnados. Aniceto então esclarece:
"A aflição dos familiares encarnados, aqui presentes, poderá dificultar-nos a ação. Observem como todos eles emitem recursos magnéticos em benefício do moribundo."
Para facilitar o desligamento, Aniceto provoca uma melhora aparente no doente e os parentes se afastam para descansar um pouco.
"Aproveitou Aniceto a serenidade ambiente e começou a retirar o corpo espiritual de Fernando, desligando-o dos despojos, reparando eu que iniciava a operação pelos calcanhares, terminando na cabeça, à qual, por fim, parecia estar preso o moribundo por extenso cordão, tal como se dá com os nascituros terrenos. Aniceto cortou-o com esforço. O corpo de Fernando deu um estremeção, chamando o médico humano ao novo quadro, a operação não fora curta e fácil. Demorara-se longos minutos, durante os quais vi o nosso instrutor empregar todo o cabedal de sua atenção e talvez de suas energias magnéticas."
André nos narra no texto acima como Aniceto faz o desligamento de Fernando. A dificuldade se deve a falta de preparação espiritual e o apego à vida material do moribundo. Notem que o último liame cortado é o que liga a cabeça do corpo físico com a cabeça do corpo espiritual, ou seja, a ligação do centro de força coronário.

Fiquei pensando como podemos interpretar este capítulo e o capítulo anterior. Voltando à definição de Hermínio Miranda, podemos dizer que temos duas fases onde a duração de cada fase depende do adiantamento moral do Espírito desencarnando.
  1. Morte física - os órgãos do corpo físico vão morrendo por falta de alimentação e os órgãos correspondentes no corpo espiritual vão se desprendendo do corpo físico (as ligações célula-a-célula são rompidas). O corpo espiritual é então projetado aos pedaços para fora do corpo físico.
  2. Desencarnação - os liames que ligam o corpo físico ao corpo espiritual através dos centros de força são cortados. Enquanto esta fase não é completada, o Espírito ainda está ligado à matéria, embora o corpo físico esteja morto. Isto significa que, se esta fase se prolongar por muito tempo, o Espírito irá sentir a decomposição do corpo.
Não tenho a certeza da divisão que coloquei acima. Apenas me parece lógica diante do que eu li até agora. Sei que, nos próximos livros, André Luiz se aprofunda no tema. Assim eu terei então oportunidade de tirar as minhas dúvidas e aprofundar os meus conhecimentos.

 
Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário