domingo, 9 de outubro de 2011

Quero ser Chico Xavier

Quando a doutrina Espírita se tornou a bola da vez na mídia, eu fiquei encantada. Imaginei logo que este tinha sido o caminho escolhido pela Espiritualidade para tornar a Codificação conhecida de um maior número de pessoas. Afinal, qual é o brasileiro que não acompanha novela?

Quando "Nosso Lar" e "Chico Xavier" chegaram ao cinema, eu vibrei como se eu fosse a responsável pelos filmes. Acompanhei ansiosa o número de espectadores de cada película. Imaginei logo que os dois filmes levariam as pessoas, pelo menos, a pensar sobre a vida na Terra e o que se pode esperar depois da morte do corpo físico.

Não me lembrei que determinadas ações provocam efeitos colaterais. E que estes efeitos podem ser bastante danosos.

As pessoas fixaram a atenção na mediunidade de Chico Xavier e acham que podem continuar a partir de onde ele parou. Muitas pessoas realmente possuem mediunidade ostensiva, mas não querem perder tempo com o estudo. Se acham com o direito de pular etapas e ir direito para a mesa mediúnica. Quando uma Casa Espírita não aceita a imposição, o médium simplesmente muda de Casa. E vai de uma Casa a outra até encontrar alguém que se curve a sua vontade.

No domingo passado, durante o II Congresso do CEJA-Barra, alguns palestrantes reclamaram do excesso de estudo e cuidados de alguns Centros Espíritas. Um palestrante até reclamou de que uma Casa exigiu que ele fizesse um novo curso de passes só porque ele passou alguns anos sem dar passe. O palestrante achou mais fácil mudar de Casa do que fazer um novo curso. Pelo entusiasmo do público ao aplaudir o palestrante, acho que muitos concordaram com ele.

Fiquei imaginando Chico Xavier chegando em uma Casa Espírita  e esta solicitando que ele fizesse um curso sobre a mediunidade antes de ser colocado para trabalhar na mesa mediúnica. Eu não tenho dúvidas qual seria a reação do nosso Chico. Ele seria o aluno mais aplicado desse curso. Ninguém ouviria dele uma única reclamação.

Depois de 150 anos, as pessoas parecem ainda não ter entendido o que os Espíritos nos ensinaram na Codificação. A busca pelo trabalho mediúnico parace ser apenas a busca pelos holofotes. Afinal, o Espiritismo se tornou o must do momento.

"Todas as imperfeições morais são outras tantas portas abertas ao acesso dos maus Espíritos. A que, porém, eles exploram com mais habilidade é o orgulho, porque é a que a criatura menos confessa a si mesma. O orgulho tem perdido muitos médiuns dotados das mais belas faculdades e que, se não fora esta imperfeição, teriam podido tornar-se instrumentos notáveis e muito úteis, ao passo que, presas de Espíritos mentirosos, suas faculdades, depois de se haverem pervertido, aniquilaram-se e mais de um se viu humilhado por amaríssimas decepções".
Livro dos Médiuns



Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário