domingo, 25 de setembro de 2011

Vocação

Na semana passada, durante a oração noturna, estive lendo "Pensamento e Vida" de Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel.  O texto do Capítulo 16 fala em vocação e o seu primeiro parágrafo me tocou profundamente.

"A vocação é a soma dos reflexos da experiência que trazemos de outras vidas".


A ideia de que as pessoas nascem com uma vocação sempre me incomodou. Nunca me senti com vocação para nada. Escolhi um caminho profissional quando aos 17 anos tive que marcar no cartão do vestibular a formação que pretendia. Mas nunca tive grandes paixões pela escolha feita. Não que eu me considere um fracasso na minha profissão. Pelo contrário. Sou considerada boa profissional, responsável e dedicada ao que faz. Nunca fiquei sem trabalho e, algumas vezes, tive que recusar convites por falta de tempo.

Mas a verdade é que nunca me senti uma profissional completa. Sempre me faltou a paixão pela profissão que escolhi. Isto fez de mim uma pessoa constantemente insatisfeita com a minha vida profissional, sempre a procura de algo diferente para fazer.

O texto de Emmanuel trouxe esclarecimento para algo que sempre me incomodou. Sempre que vejo alguém se dedicar com paixão a sua profissão, eu sinto inveja. Gostaria de ter essa paixão, essa certeza inabalável sobre o que deve ser feito. Isto sempre me deixou triste. Sempre fiquei imaginando que se um dia eu conseguisse unir minha dedicação com a paixão pela profissão, eu seria uma profissional perfeita. Mas não encontrei, até hoje, esta certeza que muitos já demonstram desde a infância. 

Eu não guardo ilusões sobre o que eu fiz em vidas passadas, basta ver a minha vida e a reação que muitas pessoas inconscientemente têm a mim. Eu devo ter aprontado muito. Minha intuição me diz que eu fui a "outra" de muitos em vidas passadas. Tirei do corpo o meu sustento e nunca me envolvi com qualquer profissão convencional.

A verdade é que eu preciso agora recuperar o tempo perdido. É preciso construir em mim o amor pelo trabalho digno e honesto. Esta, com certeza, não será uma tarefa fácil. 

Senhor,
ensina-nos a orar sem esquecer o trabalho,
a dar sem olhar a quem,
a servir sem perguntar até quando,
a sofrer sem magoar seja a quem for,
a progredir sem perder a simplicidade,
a semear o bem sem pensar nos resultados,
a desculpar sem condições ,
a marchar para a frente sem contar os obstáculos,
a ver sem malicia,
a escutar sem corromper os assuntos,
a falar sem ferir,
a compreender o próximo sem exigir entendimento,
a respeitar os semelhantes sem reclamar consideração,
a dar o melhor de nos,além da execução do próprio dever
sem cobrar taxas de reconhecimento.
Senhor,
fortalece em nos a paciência para com as dificuldades
dos outros, assim como precisamos da paciência dos outros
para com as nossas próprias dificuldades.
Ajuda-nos para que a ninguém façamos aquilo
que não desejamos para nós.
Auxilia-nos sobretudo a reconhecer que a nossa
Felicidade mais alta será invariavelmente
àquela de cumprir os desígnios ,onde e
como queiras ,hoje, agora e sempre



Emmanuel



Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário