domingo, 21 de agosto de 2011

O papel dos médiuns nas comunicações espíritas

Desde a palestra de Raul Teixeira, eu tenho procurado ler mais sobre a influência que os desencarnados têm sobre nós. Na Codificação, este tema é várias vezes investigado por Kardec. No Livro dos Espíritos, por exemplo, existem três perguntas sobre o tema.

459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações?-- Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito freqüentemente são eles que vos dirigem.

460. Temos pensamentos próprios e outros que nos são sugeridos?-- Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto e freqüentemente bastante contraditórios. Pois bem: nesse conjunto há sempre os vossos e os nossos, e é isso o que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas idéias que se combatem.

461. Como distinguir os nossos próprios pensamentos dos que nos são sugeridos?-- Quando um pensamento vos é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, os que vos ocorrem no primeiro impulso. De resto, não há grande interesse para vós nessa distinção, e é freqüentemente útil não o saberdes: o homem age mais livremente; se decidir pelo bem, o fará de melhor vontade; se tomar o mau caminho, sua responsabilidade será maior.


A razão da minha curiosidade sobre a influência dos Espíritos sobre nós é tentar entender melhor o fator anímico na mesa mediúnica. Se o médium consegue identificar a influência que recebe no dia-a-dia dos desencarnados, ele pode controlar o animismo e assim ser um melhor intérprete nas comunicações espíritas.

No Livro dos Médiuns, Kardec dedicou o Capítulo XIX a investigar o papel do médium no intercâmbio entre os encarnados e desencarnados. No item 223, o Codificador questiona como é possível identificar a verdadeira origem de uma comunicação mediúnica.

3ª Como distinguir se o Espírito que responde é o do médium, ou outro?
"Pela natureza das comunicações. Estuda as circunstâncias e a linguagem e distinguirás. No estado de sonambulismo, ou de êxtase, é que, principalmente, o Espírito do médium se manifesta, porque então se encontra mais livre. No estado normal é mais difícil. Aliás, há respostas que se lhe não podem atribuir de modo algum. Por isso é que te digo: estuda e observa."

NOTA. Quando uma pessoa nos fala, distinguimos facilmente o que vem dela daquilo de que ela é apenas o eco. O mesmo se verifica com os médiuns.

Portanto, podemos deduzir que somos influenciados o tempo todo pelos Espíritos. Cabe a nós aceitar ou recusar esta influência. Além disso, podemos criar uma proteção usando como ferramentas a oração e a caridade.

Na mesa mediúnica, precisamos estar atentos a pensamentos que nos são estranhos e permitir que eles se manifestem. Somos apenas um canal usado para alívio e esclarecimento de irmãos necessitados.

A regra é sempre vigiar e orar. No dia-a-dia, os pensamentos deturpadores da paz devem ser afastados. Na mesa mediúnica, eles devem ser acolhidos com atenção e encaminhados para o devido escalarecimento.

Começo a entender que a mesa mediúnica é acima de tudo um lugar de amor. É preciso permitir que palavras que não são nossas, sentimentos que nos pertubam e dores que nos incomodam se aproximem e façam uso do nosso veículo carnal.

As dúvidas quanto às comunicações sempre existirão. Mas elas não devem impedir o trabalho. Devem ser usadas como alavanca para mais estudo e auto-crítica.



"Espíritos bem-amados, anjos guardiães que, com a permissão de Deus, pela sua infinita misericórdia, velais sobre os homens, sede nossos protetores nas provas da vida terrena. Dai-nos força, coragem e resignação; inspirai-nos tudo o que é bom, detende-nos no declive do mal; que a vossa bondosa influência nos penetre a alma; fazei sintamos que um amigo devotado está ao nosso lado, que vê os nossos sofrimentos e partilha das nossas alegrias. E tu, meu bom anjo, não me abandones. Necessito de toda a tua proteção, para suportar com fé e amor as provas que praza a Deus enviar-me."
Prece aos Anjos Guardiões e aos Espíritos Protetores - Evangelho Segundo o Espiritismo



Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário