domingo, 24 de outubro de 2010

Psicofonia consciente

No Capítulo 6 do livro "Nos Domínios da Mediunidade", André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier, fala da psicofonia consciente.

"Ruminando as indagações que nos esfervilhavam na alma, Hilário objetou:
- Consciente a médium, qual se encontra, e ouvindo as frases do comunicante, que lhe utiliza a boca assim vigiado por ela, é possível que Dona Eugênia seja assaltada por grandes dúvidas... Não poderá ser induzida a admitir que as palavras proferidas pertençam a ela mesma? Não sofrerá vacilações?
- Isso é possível – concordou o assistente -; no entanto, nossa irmã está habilitada a perceber que as comoções e as palavras desta hora não lhe dizem respeito.
- Mas... e se a dúvida a invadisse? – insistiu meu colega.
- Então – disse Áulus, cortês -, emitiria da própria mente positiva recusa, expulsando o comunicante e anulando preciosa oportunidade de serviço. A dúvida, nesse caso, seria congelante faixa de forças negativas
..."

Não me lembrava mais deste trecho do livro. Quando o reli, me senti tocada por ele. Pessoas que, como eu, possuem mediunidade consciente, precisam acrescentar fé e confiança no trabalho que fazem. É dificil não questionar se as manifestações não são frutos do animismo. Sempre que volto da reunião mediúnica, revejo passo a passo o que fiz e tento achar algo que reproduzi da minha vida. Talvez uma frase ouvida, talvez um filme assistido, qualquer coisa. Até agora, as comunicações passaram pela minha análise. Mas não deixo de pensar o quanto eu as influencio. Mesmo que não tenha explicação para algumas coisas que me aconteceram.

Perto de onde moro, existia uma moradora de rua com quem eu sempre conversava. Normalmente, ela dormia no mesmo local. As vezes desaparecia por 15 dias, mas depois retornava. Fazia cerca de uma semana que eu não a via quando recebi na mesa mediúnica a comunicação do espírito de uma moradora de rua. A imagem que me chegou a mente foi a da moradora de rua que eu conhecia. Na hora, eu pensei apenas que a espiritualidade tinha utilizado a imagem dela para me ajudar a entender a situação. Não me passou na cabeça que poderia ser a mesma pessoa. Entretanto, já se passaram dois meses e nunca mais voltei a vê-la. Começo a achar que foi ela mesma que eu recebi e encaminhei para ser ajudada pelos mentores da casa espírita.

Carmem Bezerra

10 comentários:

  1. Oii.. meu nome eh elly e tmbm tenho psicofonia consciente, não faz muito que começei, e eu queria saber se vc tmbm tem total cosnciencia do que o espirito fala através de você... agradeceria se tu pudesse me dar detalhes.. eu tenho muito medo de criar situações sabe que não são..

    ResponderExcluir
  2. Oi, Elly
    eu também tenho psicofonia consciente. Existem comunicações em que eu tenho plena convicção de que fui apenas instrumento para outra pessoa falar (os sentimentos e as falas não são minhas, pois eu nem pensava na situação colocada pelo Espírito). Em algumas comunicações, eu fico com dúvidas. O coordenador do meu grupo sempre fala para deixar as dúvidas de lado e falar o que vem a mente. Ele diz que, mesmo que a comunicação seja puro animismo, é algo que precisa ser trabalhado para me aperfeiçoar como médium e com o tempo eu vou conseguir distinguir entre as minhas criações e as falas dos Espíritos. Trabalho na mesa há dois anos e já consigo ver um pouco o que tem de mim nas comunicações. O que eu te aconselho é isto: não faça avaliações na hora da comunicação, apenas fale o que vem a mente. Mesmo que alguma comunicação seja criada por você, a Espiritualidade vai se utilizar dela para te ajudar no desenvolvimento mediúnico. Qdo o trabalhador está bem intencionado, os erros são admissíveis e com o tempo vão diminuindo. Segundo André Luiz, a psicofonia inconsciente (mecânica) vai acabar (ficar cada vez mais rara), a psicofonia consciente será o padrão no atendimento.
    Boa sorte no trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi... muito obrigada pela ajuda...eh eu me torturo bastante com isso, sempre tenho muitas dúvidas sabe, um monte de vezes achava que era eu quem criava as comunicações, porque eh estranho ter consciencia de tudo o que acontece... mas nossa tu me ajudou bastante, agora vou ficar um pouco mais calma... Eu queria te pedir outra coisinha, às vezes eu tenho dificuldade em ver quando eles vêm do meu lado e me atrapalho, com vc era assim no começo?
      Elly

      Excluir
  3. Cada médium tem sua forma de se conectar com os Espíritos. No meu caso, sinto a cabeça pesar um pouco e uma passagem de energia pelo corpo todo. Só então eu sinto a presença deles. Estou treinando meditação em casa para me ajudar na mesa mediúnica. Sinto que me desconcentro com facilidade no trabalho e que isto faz com que eu demore a começar a psicofonia. Eu te aconselho o mesmo. Parece que o seu problema é também de concentração. Tente fazer meditação (comece com 10 minutos antes de dormir). Isto vai te ajudar no trabalho.

    Abraços, Carmem.

    ResponderExcluir
  4. É bem isso mesmo, eu tenho um sério problema pra me concentrar bem, e também fico nervosa... é bem complicado ates de eu começar o intercâmbio psicofônico eu achava que era mais fácil sabe. Mas não tão simples como eu pensava, muitas vezes me questionei se era verdade e talz, cheguei a pensar em parar de trabalhar... Você algum dia passou por isso? Quanto tempo tu demorou pra começar a psicofonia?
    Elly

    ResponderExcluir
  5. Oi, Elly

    levei mais de 1 ano para começar a psicofonia. No começo, eu só psicografava (acho mais fácil).

    Eu ainda não me sinto segura, mas continuo no trabalho. Tenho lido muito (estou revendo os livros de André Luiz) para me sentir mais segura.

    Confio nos dirigentes do trabalho. Enquanto não for expulsa da mesa, vou continuar tentando. Lembre-se que os Espíritos falaram para Kardec que todos nós somos médiuns. Infelizmente poucos tem o nível do Chico Xavier.

    Abraços, Carmem

    ResponderExcluir
  6. Poderiam me ajudar? Hoje eu estava em uma reunião de trabalhos mediúnicos e pela primeira vez tive coragem em dizer o que estava em minha mente ( por 03 x tentei observar a mensagem antes de pronunciar e achei que seria injusto eu não dizer já que a frase era sempre a mesma) Tenho duvida se era eu ou o meu mentor. Quando terminei de falar uma sensação em todo o meu corpo ( uma espécie de vibração ao redor de todo o meu corpo , uma sensação agradável , que nunca havia sentido ) alguém pode explicar ou me orientar se foi coisa da minha cabeça?

    ResponderExcluir
  7. Não há como afirmar com certeza que foi uma comunicação mediúnica. O que eu te aconselho é não bloquear estes pensamentos. Como você está no início da educação, as dúvidas (e os erros)são normais. Com o tempo, você vai começar a separar o que é seu e o que é dos Espíritos. Mas é preciso perseverança. O bom trabalhador é sempre assistido por bons espíritos.

    ResponderExcluir
  8. Encontrei seu blog por acaso(apesar de não crer em acasos) e realmente foi maravilhoso saber que n estou sozinha.Venho de uma outra orientação religiosa,mas desde pequena acontecem coisas comigo que n posso explicar.Depois de muito buscar ajuda acabei enveredando pelo caminho do Espiritismo que ainda é muito confuso pra mim.Mas estou perseverando.Por conta de seu blog, decidi registrar tb os fenômenos que acontecem comigo, pq falar sobre isso me dá um certo alívio.Obg por ter me inspirado! e adoraria que vc lesse minhas histórias e pudesse opinar sobre elas... Vou deixar o link do meu blog...(http://diariodaminhaespiritualidade.blogspot.com.br/ )
    ele ainda e muito pessoal, uso só pra desabafar msmo...

    ResponderExcluir
  9. Este blog me ajudou muito na minha caminhada. Revendo alguns textos escritos no início, eu vejo que evolui em confiança e em conhecimento. Ele me obrigou a ter disciplina no que eu ía planejando. Qdo me prontifiquei a estudar André Luiz, o blog me parecia cobrar o cronograma pensado. E em várias situações, qdo colocava uma dúvida, ela em pouco tempo era respondida de alguma forma. Aconselho sim a fazer um blog. Vou acompanhar o que escrever.
    Abraços, Carmem

    ResponderExcluir