Parte II - Capítulo XV - Dos médiuns escreventes ou psicógrafos
Kardec, neste Capítulo, classifica os vários tipos de médiuns escreventes ou psicógrafos, ou seja, os que têm facilidade de escrever sob a influência dos Espíritos.- Médiuns mecânicos - não têm a menor consciência do que escrevem. Há o isolamento total do cérebro do médium.
- Médiuns intuitivos - a alma, sob o impulso do Espírito, dirige a mão e esta dirige o lápis. O médium tem consciência do que escreve, embora não exprima o seu próprio pensamento.
- Médiuns semimecânicos - têm consciência do que escreve embora o movimento da mão seja feito pelos Espíritos. Há isolamento parcial do cérebro do médium.
- Médiuns inspirados ou involuntários - recebe, pelo pensamento, comunicações estranhas às suas idéias preconcebidas. A intervenção de uma força oculta é aí muito menos sensível, por isso que, ao inspirado, ainda é mais difícil distinguir o pensamento próprio do que lhe é sugerido. É comum a todos os encarnados em menor ou maior grau.
- Médiuns de pressentimentos - têm uma intuição vaga das coisas futuras. Constituem uma variedade dos médiuns inspirados.
Carmem Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário