terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mecanismos da Mediunidade - Capítulo XVIII

Neste Capítulo, André Luiz nos fala da mediunidade de efeitos intelectuais.
"Médiuns de efeitos intelectuais (ou inteligentes) – os que são mais especialmente aptos a receber e a transmitir as comunicações inteligentes."
Cap.16, II-Manifestações Espíritas, Livro dos Médiuns
Este tipo de mediunidade nem sempre é ostensiva. Por isso, é comum aparecer dúvidas nos que trabalham na mesa mediúnica.
"Decerto que, nos serviços de intercâmbio, experimentará largo período de vacilações e dúvidas, porquanto, morando no centro das próprias emanações e recolhendo a influenciação do plano espiritual – com que, muitas vezes, já se encontra inconscientemente automatizada –, a princípio supõe que as ondas mentais alheias incorporadas ao campo de seu Espírito não sejam mais que pensamentos arrojados do próprio cérebro."
Entretanto, muitos médiuns não conseguem vencer a fase inicial das dúvidas e acabam por desistir do trabalho mediúnico.
"Se o médium consegue transpor, valoroso, a faixa de hesitações pueris, entendendo que importa, acima de tudo, o bem a fazer, procura ofertar a reta conduta, no reflexo condicionado específico da prece, à Espiritualidade Superior, e passa, então, a ser objeto da confiança dos Benfeitores desencarnados que lhe aproveitam as capacidades no amparo aos semelhantes, dentro do qual assimila o amparo a si mesmo."
A Espiritualidade não abandona o médium inexperiente. Mas este precisa fazer a sua parte: estudo e trabalho. Afinal, é preciso criar em si campo propício para receber as sementes de vida do Mundo Maior
"É natural, dessa forma, que as dificuldades da filtragem mediúnica se façam, às vezes, extremamente preponderantes, porquanto, se não há riqueza de material interpretativo no fulcro receptor, as mais vivas fulgurações angélicas passarão despercebidas para quem as procura, com sede da luz do Além."


Carmem Bezerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário