"- Prossigamos firmes. Todo bem que fizeres a Zulmira redundará em favor de ti mesma. Não esmoreças. Ajuda-te. A vontade, à procura do bem, realiza milagres em nós mesmos. O sacrifício é o preço da verdadeira felicidade."Ninguém fica livre dos sentimentos cultivados na Terra ao abandonar o corpo físico: o amor e o ódio são sentimentos que nascem no espírito e não na carne. Odila amava muito Amaro e se sentiu traída quando ele casou com Zulmira após a sua morte. Foi necessária a ajuda dos amigos espirituais para que ela aceitasse a situação e passasse a ver Amaro e Zulmira como irmãos de caminhada.
No Capítulo 26, finalmente Odila se encontra com o filho Júlio que desencarnara já algum tempo. A criança se encontra adoentada, pois sentia os efeitos do suicídio que cometera em encarnação anterior. Por ainda não possuir maiores conhecimentos sobre reencarnação e sobre a lei de causa e efeito, Odila não é capaz de entender a situação do filho.
- Aflige-me encontrá-lo assim, não posso atinar com a razão de uma úlcera tão grande, sem o corpo de carne... não tenho bases para entender de uma só vez tudo quanto vejo, mesmo porque também eu andava louca, incapaz de raciocinar...Clara e Clarêncio decidem que ainda não é hora de explicar a situação de Júlio para Odila. É melhor primeiro que ela acompanhe o pequeno por algum tempo.
Carmem Bezerra