É difícil dizer os momentos que mais gostei, mas algumas frases ficaram pregadas no meu consciente que não posso deixar de repassá-las.
1 - "O homem que olha para fora, sonha. O homem que olha para dentro, desabrocha" - o palestrante queria, com esta frase, enfatizar a necessidade de autoconhecimento, de invertir em nós mesmos.
2 - "A obsessão é principalmente uma questão de alimentação" - há obsessão porque há a necessidade dos desencarnados em se sentir novamente encarnados. O palestrante lembrou do caso envolvendo alimentos narrado por André Luiz em Nosso Lar. Ele lembrou também a necessidade que ainda temos do alimento animal.
3 - "O que os outros pensam e os que os outros dizem não alteram o que eu sou" - esta frase é do Chico Xavier e, como costume, perfeita. Mas como é dificil ignorar o que os outros pensam e falam da gente. Há em nós uma necessidade da aprovação e da admiração dos outros. Como consequência, acabamos fazendo o que os outros esperam de nós e não o que realmente gostaríamos de fazer.
Marlene Nobre falou na palestra do seu livro "Obsessão e suas máscaras". É um estudo em cima dos livros de André Luiz mostrando as diversas formas que a obsessão pode aparecer na nossa vida. Já coloquei na minha listinha de compras.
Apesar do dia maravilhoso não consigo ficar sem fazer um comentário: quanto ainda estamos distantes dos ensinamentos do Divino Mestre em nossas vidas! Fiquei observando os companheiros de fé durante todo dia e fiquei triste com várias atitudes que vi. Nós entramos no Espiritismo, mas não fomos ainda capazes de deixar o Espiritismo entrar em nós. Temos um longo caminho pela frente.
Uma sugestão para o próximo Congresso do CEJA-Barra: "Como ser Espírita nas pequenas coisas".
"Antes de sair para a execução de suas tarefas, lembre-se de que é preciso abençoar a vida para que a vida nos abençoe. Aos companheiros de caminho, ofertarás algo de teu coração, qual se estivesses espontaneamente no dever de pagar a cada um diminuto pedágio de amor".
Meimei
Carmem Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário