Na Gênese, Kardec explica fluido cósmico universal:
1 - "O fluido cósmico universal é, como já foi demonstrado, a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da Natureza." (Cap.X.)
2 - "Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal, e o de materialização ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido em matéria tangível. Mas, ainda aí, não há transição brusca, porquanto podem considerar-se os nossos fluidos imponderáveis como termo médio entre os dois estados." (Cap.IV)
Portanto, tudo que os nossos sentidos são capazes de detectar tem um mesmo elemento básico na sua formação: o fluido cósmico universal. A caneta, o carro e o perfume têm em comum a mesma matéria primitiva. Os nossos corpos físicos também provêm do fluido cósmico universal.
Não é difícil imaginar que o nosso perispírito é também feito da mesma matéria. A diferença entre o corpo físico e o corpo espiritual está na sua ponderabilidade. Enquanto o corpo físico é feito de fuido mais condensado, o perispírito é feito de fluido de matéria mais etérea.
Carmem Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário