É preocupante notar que muitos médiuns tinham o conhecimento da doutrina codificada por Kardec e, mesmo assim, se deixaram envolver por sentimentos não elevados, abrindo as portas para a obsessão. É sem dúvida um alerta para nós espíritas.
Os ensinamentos dos Espíritos nos trouxe conforto e compreensão de temas há muitos questionados pela humanidade: quem somos? de onde viemos? para onde vamos? Entretanto, isto não nos foi dado de graça. A nossa responsabilidade é maior. E portanto, seremos mais cobrados quando voltarmos para a Espiritualidade.
O livro deve ser considerado leitura obrigatória para todos os espíritas, em especial para os espíritas que trabalham na mesa mediúnica. Da mesma forma que André Luiz descortinou a vida na espiritualidade há algumas décadas atrás, o nosso irmão Manoel Philomeno parece ter como missão mostrar as causas e as consequências das obsessões. É um trabalho belíssimo. Que Deus continue a iluminar o seu caminho e a permitir que ele nos traga sempre páginas tão esclarecedoras.
"Possuimos o que há de mais importante para a felicidade, e, no entanto, continuamos na cova das ambições procurando fantasias e brilhos secundários, perdendo o tesouro da paz, sem o qual caímos no fosso do desespero sem remédio..."
Tormentos da Obsessão - Divaldo Franco - Manoel Philomeno de Miranda
Carmem Bezerra