domingo, 26 de junho de 2011

Frequência e vibração

Estive estudando esta semana o que significa frequência e vibração no mundo espiritual. Acho que entendi.

De forma simplificada (não sou física), podemos dizer que matéria é energia e que energia pode ser representada por uma onda com determindado comprimento e frequência (quanto maior o comprimento da onda, menor a frequência). A Ciência também nos ensina que a quantidade de energia de uma onda está proporcionalmente relacionada a sua frequência: quanto mais alta a frequência, maior a energia que ela possui.

Nosso corpo físico é matéria, assim como o nosso perispírito, sendo que o primeiro é mais denso que o segundo. É possível concluir que o corpo físico tem uma frequência menor quando comparado com o corpo espiritual. Apenas para efeito de exemplificação, é como se a frequência do nosso corpo físico fosse de 1 comprimento de onda em um tempo T, enquanto a frequência do nosso corpo espiritual fosse de 100 comprimentos de onda na mesma unidade de tempo.

Não é difícil imaginar que um espírito superior apresente uma frequência mais alta no seu perispírito quando comparada ao nosso perispírito. Se temos uma frequência de 100, o Mestre Jesus deve ter uma frequência de 1 bilhão ou mais.

Com esse estudo, eu conclui que quanto mais evoluído o espírito, maior a frequência do seu peripírito e maior a energia que ele possui. Para poder ser visto por espíritos que estão em uma escala inferior na evolução, um espírito superior pode baixar a frequência do seu perispírito, ou seja, ele pode torná-lo mais material.

Por último, ainda tinha uma dúvida: vibração e frequência são a mesma coisa? Em vários livros espíritas, é possível encontrar passagens onde se fala da necessidade de espíritos superiores em baixar o padrão vibratório para serem vistos por irmãos em situações aflitivas. Entretanto, nem todos os autores espíritas consideram esses termos como sinônimos.

Alguns autores definem que vibração é a  informação propagada pelo espírito. Portanto, dois espíritos em uma mesma escala evolutiva (frequências semelhantes)  podem estar transmitindo sentimentos opostos: um pode estar vibrando amor, enquanto o outro está desejando vigança. Naturalmente que, quanto maior a evolução do espírito, mais puro é o seu sentimento. Para ver isto, basta comparar a nossa capacidade de amar com a capacidade de amar que tem Jesus.

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine."
Paulo de Tarso - I Corintios, 13

Carmem Bezerra
 

domingo, 19 de junho de 2011

Passe na casa espírita

Ultimamente tenho procurado estudar mais sobre o passe. Pelo muito que já li, notei que os doutrinadores espíritas (entre eles, o Divaldo Franco) são unânimes em alguns pontos:

1 - A técnica não é importante: pode-se dar o passe apenas com a imposição das mãos sobre a cabeça do paciente;
2 - O médium deve ter cuidado com a alimentação no dia do trabalho de passe: a comida de dificil digestão, a bebida alcoolica, o cigarro, etc, devem ser evitados. Além disso, o médium deve está nesta atividade por amor, somente por amor. Não deve o médium encarar o passe como uma obrigação ou uma vaidade pessoal. Ele está no passe para ajudar os outros. Os problemas e as necessidades do médium devem ficar fora da sala de passe.
3 - O paciente deve estar ciente como se processa o passe: ele receberá um fluxo de energia da espiritualidade para o seu refazimento, mas esta doação fluídica só terá efeito se ele acreditar que isto é possível e se estiver disposto a renovar as suas atitudes.

Portanto, o passe pode ser definido como o encontro de três vontades: a do médium em ajudar o irmão que não conhece, a do paciente em se renovar e a da espiritualidade em trazer conforto aos irmãos ainda na carne.

Não há dúvida que Jesus foi o maior médium que visitou a Terra. Ele podia curar qualquer doença apenas com a vontade, não precisava fazer nenhum gesto. No entanto, ele usou diversas técnicas para curar. Provavelmente por causa da nossa pouca fé. Se Ele tivesse curado apenas usando o olhar, certamente muitos diriam que Ele não era a causa dos fenômenos. Deixar bem claro de onde partia a energia curadora era essencial para plantar a semente do cristianismo entre os homens.


"...O passe é transfusão de energias fisio-psíquicas, operação de boa vontade, dentro da qual o companheiro do bem cede de si mesmo em teu benefício".
Emmanuel - Segue-me - cap. O PASSE.

Carmem Bezerra

domingo, 5 de junho de 2011

Terapia pelos passes

Estou lendo um outro livro do Projeto Manoel Philomeno de Miranda: "Terapia pelos Passes".
Estou encantada pelo livro (ok, sou suspeita, pois gosto muito do que o grupo escreve). Este trabalho apresenta um resumo sobre o que se conhece do assunto. Fala-se em corpos espirituais, fluidos, técnicas de passe, mediunidade curadora e cirurgias espirituais.

Existem outros livros espíritas que também abordam este assunto e que eu indico:
1 - Fluidos e Passes - Therezinha Oliveira - Editora Alla Kardec.
2 - O Passe como Cura Magnética - Marlene Nobre - FE Editora Jornalística.
3 - Passes e Curas Espirituais - Wenefledo de Toledo - Editora Pensamento.

O que eu noto, e me preocupa, é o baixo nível de conhecimento dos irmãos espíritas. Eles pouco conhecem Kardec e não se interessam em ler as obras espíritas (psicografadas ou não). O padrão é assistir a palestra pública, tomar o passe e ir para casa. Muitos consideram que assim a obrigação semanal está cumprida. Como se a obrigação de ler e divulgar a doutrina fosse missão de poucos. É de todos nós.

Um bom começo é a participação em um grupo de ESDE (Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita). São apenas duas horas por semana que podem ajudar a entender os ensinamentos do Divino Mestre à luz da doutrina espírita. Precisamos, portanto, incentivar a participação de todos nos grupos de estudo. O tempo da colheita se aproxima, não podemos nos deixar pegar com as sementes ainda estocadas no celeiro.

"A maior caridade que se pode fazer é divulgar a Doutrina Espírita".
Emmanuel


Carmem Bezerra