sábado, 15 de janeiro de 2011

Filme: Além da Vida

Estive assistindo ao filme "Além da Vida" de Clint Eastwood. Ele conta a estória de três pessoas que moram em países diferentes. A primeira pessoa (um americano) é um médium que consegue se comunicar com os mortos, mas considera este dom como uma maldição. A segunda pessoa (uma francesa) sofre um acidente e fica aparentemente morta por alguns segundos. A terceira pessoa (um inglês) perde uma pessoa que muito amava.

O filme não é muito empolgante, apesar dos excelentes atores e do diretor. Entretanto, tem uma cena que me chamou a atenção. A personagem francesa escreve sobre a experiência que teve de quase morte e oferece o seu manuscrito para um editor francês. Ele desdenha do que ler e diz que este tipo de livro não tem público na França e a aconselha a procurar um editor inglês ou americano.

Foi uma cena que me tocou profundamente por ser uma verdade. Apesar do Espiritismo ter nascido em terra francesa, hoje é uma doutrina totalmente desconhecida por lá. Sempre me questionei por que isto aconteceu.

A França era, no século XIX, o centro da cultura e da ciência. Sem dúvida, era o lugar certo para o nascimento de uma doutrina que tem como pilares a Ciência, a Religião e a Filosofia. Mas por que a doutrina não sobreviveu lá? Por que era preciso trazê-la para o Brasil? Talvez a explicação esteja nas diferentes caraterísticas dos povos da França e do Brasil.

Para estabelecer os conceitos científicos e para alcançar o maior número possível de pessoas, existe algum lugar melhor para uma doutrina nascer que Paris? A cidade da luz, da cultura, da moda e dos intelectuais. Afinal, no século XIX, a cidade fervia com os saraus e com as palestras científicas.

Para desenvolver os conceitos religiosos propagados pelo Espiritismo e firmar a doutrina como opção de vida, existe um lugar melhor que o Brasil? Um povo amoroso, solidário e sempre atento ao que os franceses faziam.

Não houve acaso (não existe, eu o sei). O Espiritismo foi codificado na França por ser este pais o centro intelectual da sua época. O Espiritismo delanchou no Brasil por ser este país o local que tinha mais condições para isto.

Preciso reler "Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho". Eu o li há mais de 10 anos e já não me lembro direto do que é narrado lá sobre o nascimento do Espiritismo.

Carmem Bezerra

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Promessas de ano novo

Não há como escapar das promessas de ano novo. Sabemos que vamos esquecê-las antes do término do primeiro mês, mas não deixamos de fazé-las. Fiz várias (novamente), mas há uma que pretendo começar logo a cumprir. Prometi que vou dissecar, virar pelo avesso, estudar, o Livro dos Médiuns.


Já li o Livro dos Médiuns algumas vezes, mas li como se ler um romance. Não usei o meu espírito crítico durantes as leituras (como tanto nos aconselha Kardec) e nem me preocupei em procurar literatura complementar para o que estava lendo.

Portanto, é hora de fazer um trabalho com o padrão Kardecista. Vou ler, estudar, questionar, pesquisar e montar material de estudo em cima do que eu for descobrindo. Quando achar que estar um bom material, vou disponibilizar para outras pessoas. Isto pode ser um incentivo para que mais companheiros se dediquem ao estudo da codificação.

Na realidade, eu pensei em começar o estudo pelo Livro dos Espíritos, mas li um comentário de Hermínio Correa de Miranda que dizia que quem trabalha na mesa mediúnica não deve ler o Livro dos Médiuns, deve estudá-lo. Alguém tem coragem de discordar do HCM? Eu não tenho.

Vou tentar trazer os principais pontos de estudo para este blog, mas o material que ficar pronto, só será disponibilizado ao final da tarefa. Sinto que 2011 me trará muito trabalho. Que bom!

Carmem Bezerra